Lançado em 2018, a atual geração do Volkswagen Jetta ganha a primeira reestilização, acompanhada de mudanças na mecânica e equipamentos
Revelado em 2018 em sua geração atual, o Volkswagen Jetta vendido nos Estados Unidos acaba de passar pela sua primeira reestilização. A mudança no visual veio acompanhada da adoção do novo motor 1.5 TSI e de novidades na lista de equipamentos.
O retoque visual no Volkswagen Jetta 2022 foi sutil, com a adoção de novos para-choques, nova grade frontal e novas opções de rodas. Por dentro, todas as versões contam com painel digital configurável, que é de 8″ nas versões mais mansas e 10″ na esportiva GLI.
Outras novidades são a oferta do serviço de conectividade wi-fi Volkswagen Car-Net (nos moldes oferecidos pela Chevrolet no Brasil) em toda a linha, o volante redesenhado e novos materiais de acabamento e isolamento.
Na linha 2022, o Jetta conta de série, a partir das versões intermediárias, com o pacote de assistentes tecnológicos IQ.DRIVE. Estão inclusos alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na traseira e assistente de manutenção em faixa.
A lista traz ainda a tecnologia de direção semiautônoma, além do sistema que manobra o veículo automaticamente para o acostamento em caso de incapacitação do motorista.
Motores
Mecanicamente, a novidade do Volkswagen Jetta 2022 é a troca do motor 1.4 TSI pelo novo 1.5 TSI, empregado na Europa na geração mais recente do Golf.
Com 158 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, o propulsor consegue ser mais eficiente que o antecessor. Graças ao uso de tecnologias como um sistema de injeção direta trabalhando em até 350 bar de pressão e um turbo de geometria variável. Esse propulsor pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou o automático de oito marchas.
Já o GLi segue sem modificações mecânicas. A versão esportiva do Jetta conta com um motor 2.0 TSI de 230 cv de potência e 5,7 kgfm de força. O câmbio manual pode ser o manual de seis marchas ou o automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.
E no Brasil?
O Volkswagen Jetta é oferecido no mercado brasileiro apenas na versão GLI. O sedã esportivo sai por R$ 191.390 e oferece o motor 2.0 turbo casado com um câmbio DSG de seis marchas.
Mas não devemos demorar a receber a linha 2022 do sedã médio. O Jetta vendido no Estados Unidos é feito no México, de onde também chegam os exemplares comercializados no Brasil.