Previsão é que as fábricas da Volkswagen de de São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais e São Carlos serão interrompidas após o carnaval
A Volkswagen anunciou que precisará paralisar a produção em 3 fábricas no Brasil por falta de peças. As fábricas em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) entrarão em férias coletivas entre 22 de fevereiro e 1° de março. Já a unidade de São Carlos (SP) vai paralisar antes, já no dia 20 de fevereiro vai ter sua produção suspensa e com volta prevista para o dia 1° de março.
A VW Brasil afirmou que essa paralisação em São Bernardo do Campo já estava planejada desde o ano passado “Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes.”, afirma em nota.
Na fábrica do ABC são fabricados os carros: Virtus, Nivus, Saveiro e Polo.
A indústria automotiva vem há algum tempo passando por problemas de abastescimento de equipamentos e peças, por causa da Guerra entre Rússia e Ucrânica e a pandemia.
A fábrica em Taubaté (SP) não terá paralisação e segue com produção normal, nessa unidade é produzido o Polo Track.
Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a paralisação da VW é um indício que a indústria automotiva ainda não está como no período pré-pandemia.