Volvo vai abandonar couro de origem animal até 2030
Volvo C40 Recharge

Volvo vai abandonar couro de origem animal até 2030

Abandono do uso do couro de origem animal faz parte do plano da Volvo de produzir carros 100% elétricos e também ecologicamente mais sustentáveis.

O uso de couro de origem animal nos revestimentos internos sempre esteve atrelado ao luxo. Mas os tempos estão mudando e a Volvo já estabeleceu até uma data para se livrar do material.

cta blog venda seu carro

Até 2030 – data em que a Volvo pretende ter apenas carros 100% elétricos em sua gama – a marca pretende se livrar também do uso do couro animal.

O primeiro modelo dentro dessa filosofia é o C40 Recharge, o SUV-cupê mostrado em março na Europa e que chega ao Brasil no próximo ano. Atualmente, a Volvo comercializa apenas carros híbridos e elétricos no mercado automotivo brasileiro.

Motivos

De acordo com a Volvo, além da questão do bem-estar animal, pesaram também os impactos negativos da pecuária sobre o meio ambiente. A atividade é atualmente responsável por 14% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Apesar de abandonar o uso do couro animal, a Volvo destaca que ainda não é possível afirmar que os carros serão veganos. Isso acontece por conta dos produtos residuais da pecuária utilizados dentro ou na produção de plásticos, borracha, lubrificantes e adesivos.

Por outro lado, a companhia destacou que também pretende trabalhar para reduzir o uso desses materiais na produção dos seus automóveis.

Alternativas ao couro

volvo couro animal C40 Recharge

Dentro desse plano de oferecer carros mais sustentáveis, a marca estipulou que, até 2025, 25% do material utilizado em novos Volvo será reciclado ou de origem natural. No mesmo prazo, todos os seus fornecedores terão que ser dependentes de fontes de energia renováveis.

No lugar do couro animal, a Volvo destacou que irá oferecer novos revestimentos obtidos de fontes naturais e recicladas. Além de opções de mistura de lã, obtida de fornecedores certificados como origem responsável, uma novidade será o material criado pela empresa que é conhecido como Nordico.

Trata-se de um tecido produzido a partir de materiais reciclados, como garrafas PET, rolhas de vinho e materiais obtidos a partir de florestas sustentáveis. De acordo com o fabricante, o produto fará sua estreia na próxima geração de modelos da marca.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *