Está procurando um carro mas tem dúvida qual melhor se encaixa para sua necessidade? Confira algumas dicas para comprar o carro certo.
Escolher o carro ideal, muitas vezes, é uma tarefa um tanto quanto difícil. Comprar um veículo, assim como vender o carro tem que ser uma decisão bem pensada, já que envolve boa parte do orçamento mensal e afeta diretamente a maneira de como se leva o dia a dia.
Para te auxiliar nessa escolha, separamos cinco dicas que poderão te ajudar a escolher o carro ideal para estacionar em sua garagem.
1. Antes de tudo, veja seu orçamento
De cara, com certeza um carro que une o melhor em conforto e tecnologia automotiva farão seus olhos brilharem, porém vá com calma! Escolha o tipo de modelo que mais lhe agrada e pesquise as melhores opções entre as montadoras para ter certeza que está aliando o custo-benefício em sua compra.
Se deixar-se levar pela beleza, sem calcular o quanto aquele veículo sairá para você no quesito manutenção e apenas para mantê-lo em sua garagem, provavelmente irá estourar o seu orçamento. Por isso, mantenha-se firme às suas condições, faça uma projeção de quanto tem para investir e respeite esse limite.
2. Formas de pagamento
As formas de pagamento na hora de fechar negócio são tão importantes quanto conhecer o valor total do veículo. Ao contrário de uma maioria de brasileiros, muitos precisam financiar o veículo de desejo. Por isso, entenda como cada sistema de financiamento funciona.
Há quem opte pelo consórcio, porém, neste caso, será necessário esperar um pouco até ser contemplado. No entanto, a modalidade não conta com juros, a burocracia é muito menor e não é necessário dar qualquer valor de entrada para conseguir boas condições, diferente do que acontece com o financiamento.
3. Pense no futuro e na rotina do carro
Na prática, as despesas com o veículo começam no minuto quando você faz a compra. Dependendo do modelo de carro escolhido, os gastos com impostos, seguro, manutenção e combustível podem transformar o barato em caro. Por isso, pesquise todos os gastos que terá a curto e médio prazo com o veículo.
Pense em qual será sua rotina depois de ter um carro. Se você quer ir e voltar do trabalho ou da faculdade todos os dias com ele, fazendo um trajeto bem curto, é mais que possível que um modelo econômico e compacto seja suficiente. Já se sua intenção é fazer viagens, talvez seja interessante buscar um pouco mais de espaço e robustez.
4. Documentação e valor de revenda
Atualmente, no mercado, muitos veículos estão consignados, o que significa que pertencem a terceiros. Diante disso, se informe se o carro dos seus sonhos possui alguma questão pendente em bancos e financeiras.
Além disso, peça o documento do automóvel e anote o número do Renavam. Com esses dados em mãos, acesse o site do Detran e verifique se existem multas ou quaisquer outras pendências.
Mesmo em situações que pareçam bem vantajosas e de negócio rápido (como em feirões), revisar a documentação com cuidado é essencial para não cair em uma furada. Por mais que o vendedor afirme que todos os carros foram periciados e estão em nome da loja, não seja convencido tão facilmente.
Além disso, pense na revenda do veículo escolhido, já que provavelmente você não ficará com o mesmo modelo pela vida toda. Seja porque os custos de manutenção acabaram ficando altos demais ou por querer comprar um carro melhor no futuro, é bem comum querer trocar o carro após alguns anos.
Por isso, se informe se aquele modelo se desvaloriza muito ou não. Em geral, a depreciação do valor do veículo é de 10% ao ano, sendo maior nos 3 primeiros anos. No entanto, é preciso considerar que carros populares, aqueles com alta demanda, têm uma desvalorização mais lenta.
5. Pare, pense, compre
Sabemos que a ansiedade bate forte quando queremos muito algo. Com a compra de um carro não seria diferente. Mesmo tendo gostado do que viu após um test drive, nada de tomar a decisão na hora!
Tire um tempo para avaliar tudo com calma e, se preciso, volte, anote, negocie, pesquise mais e compare os concorrentes. Por mais que você tenha uma necessidade imediata do carro, tire pelo menos algumas horas para o processo, considerando os prós e contras mais de uma vez. Esse momento de pausa no negócio é estratégico e te salva de comprar algo por impulso, caindo em um mau negócio.