O motor do carro pede cuidados essenciais e que ajudam a evitar gastos com reparos mais complexos; saiba mais a seguir
Nem é preciso dizer que a boa saúde do motor do carro é fundamental para o funcionamento correto do seu automóvel. Pois saiba que com alguns cuidados básicos, às vezes ate sem custo, é possível evitar problemas mais complexos envolvendo o seu automóvel.
Por isso, selecionamos as melhores práticas que qualquer proprietário pode adotar para cuidar melhor do motor seu veículo. Confira a seguir.
Troca do óleo e dos filtros em dia
Parece algo básico. Mas muita gente acaba se esquecendo de fazer a troca de óleo e filtros nos prazos corretos. No caso do óleo do motor, a troca deve ser feita geralmente a cada 10 mil km ou um ano, podendo variar de acordo com o modelo do automóvel. Vale lembrar que o respectivo filtro também deve ser trocado no mesmo momento.
Os filtros de ar, de combustível e de óleo são responsáveis por evitar que impurezas cheguem ao motor do carro, por isso devem ser trocados dentro do prazo estabelecido pela fabricante do veículo.
Use gasolina aditivada
Apesar de ter a mesma octanagem e o percentual de etanol da gasolina comum (e por isso mesmo não garantir ganhos diretos em desempenho) a gasolina aditivada contribuiu para manter o sistema de alimentação de combustível do motor limpo por mais tempo.
Isso acontece pois este combustível conta com aditivos que evitar o acúmulo de resíduos nos componentes do motor que entram em contato com ela, contribuindo para preservar as especificações originais e o rendimento em termos de consumo e desempenho. Mas para isso é preciso fazer uso constante desse combustível.
Líquido de arrefecimento
A verificação constante do nível do líquido de arrefecimento é fundamental para evitar danos severos ao motor. Mas caso ele esteja abaixo do nível mínimo, é necessário completar o reservatório.
Mas na hora de abastecê-lo, nada de usar água da torneira, que ajuda a degradar os componentes internos do sistema de arrefecimento. Use uma solução de água destilada e do aditivo recomendado pelo fabricante.
E leve a um mecânico para verificar a origem do problema, já que, nos carros atuais, o sistema de arrefecimento é selado e não deve perder grandes quantidades de água.
Luzes acesas no painel
As luzes de alerta no painel de instrumentos servem para indicar se existe alguma anomalia no funcionamento do seu carro. E algumas delas são diretamente ligadas ao motor do automóvel.
Além daquelas que indicam problemas no sistema de arrefecimento e de lubrificação, nos carros com injeção eletrônica ainda existe uma luz indicativa que pode indicar desde falhas em sensores do sistema de alimentação até no catalizador.
De qualquer maneira, sempre que notar uma luz anormal acesa no painel do seu automóvel, é melhor consultar o seu mecânico.
Estilo de direção
O seu estilo de direção também pode contribuir para prolongar a vida útil dos componentes do motor. Procure guiar sempre da maneira mais suave possível, evitando esticar demais as marchas ou fazer acelerações e frenagens bruscas.
Essa orientação deve ser seguida ainda mais à risca nos casos de carros 0 km, que em seus primeiros quilômetros precisam passar por um estágio de amaciamento, com restrições que variam de acordo com o modelo. Vale checar quais são elas no manual do proprietário.
One Comment
É sempre muito bom aprender a usar e conservar um automóvel.