Alinhamento e balanceamento: conheça a importância desses procedimentos
alinhamento e balanceamento de roda do veículo

Alinhamento e balanceamento: conheça a importância desses procedimentos

Se o seu carro está com dificuldades para andar em linha reta ou percebe que ele está trepidando em altas velocidades, por exemplo, é bem provável que ele esteja precisando fazer alinhamento e balanceamento.

Mas é importante saber que essa não é a principal e nem a única regra a seguir quando falamos no assunto. 

cta blog venda seu carro

Também é importante você se inteirar para não cair em conversas de quem quer te vender serviços desnecessários.

Assim, se você quer entender o que é alinhamento e balanceamento, para que serve e quando é necessário fazer este serviço, este artigo é o mais completo sobre o assunto da internet. Confira!

Você conhece o Guia InstaCarro de compra e venda de carros? Confira e veja tudo o que você precisa saber para comprar e vender o seu veículo.

Qual a importância do alinhamento e balanceamento?

Uma pergunta é bastante comum sobre o tema: alinhamento e balanceamento: para que serve?

Bom, se você já se perguntou sobre isso, vamos lá!

Começando pelo alinhamento, como o próprio nome indica, ele serve para alinhar as rodas do veículo de acordo com a geometria de suspensão recomendada para ele, de forma que ele fique mais seguro de dirigir e com desgaste de pneus por igual. 

alinhamento e balanceamento - pneu com desgaste uniforme

Já o balanceamento das rodas é responsável por corrigir possíveis desbalanceamentos de massa da roda (ou até do pneu), ou seja, corrigir se na hora de sua construção, por algum motivo, houve mais concentração de material em uma região do que em outra, deixando o componente mais pesado em determinadas partes.

Quando isso acontece, a roda não gira de maneira uniforme e, em altas velocidades, pode fazer com que ocorram trepidações na direção.

Assim, de maneira resumida, quando te perguntarem: “alinhamento e balanceamento, para que serve?”, basta você responder: o alinhamento serve para alinhar as rodas do veículo, de acordo com o que pede o fabricante, e o balanceamento serve para deixar as rodas com peso uniforme em toda a sua extensão.

Qual é a diferença de alinhamento e balanceamento?   

Bom, como você notou, existe uma diferença importante entre o alinhamento e o balanceamento e estes serviços, não necessariamente, precisam ser feitos em conjunto, pois são processos individuais.

Alinhamento   

alinhamento em roda de veículo

O alinhamento, ou geometria de suspensão, como também é chamado tecnicamente, é responsável por corrigir a posição das rodas na suspensão do veículo, que costumam desalinhar devido a desgastes nos componentes da suspensão, quando componentes são substituídos por novos, ou até mesmo após impactos contra buracos, por exemplo.

Os principais sintomas que um veículo dá para apontar que é necessário fazer o alinhamento são: quando você solta o volante em linha reta, o veículo puxa para um dos lados e pneus com desgaste irregular.

Balanceamento   

alinhamento e balanceamento de roda do veículo

O balanceamento das rodas serve para compensar a diferença de peso ocasionada pela construção das rodas ou fabricação dos pneus (por mais que visualmente pareçam uniformes, isso raramente acontece).

Esse desbalanceamento também pode ocorrer quando o motorista rala as rodas na guia (meio-fio), ou seja, fazendo as rodas perderem material e assim ficarem desbalanceadas.

Ah, mas neste caso, é importante pontuar que pode ser que o dano na roda não seja meramente estético e pode ser necessário seu conserto ou até sua substituição.

E a cambagem?

alinhamento de em roda de veículo

A cambagem é um dos assuntos mais polêmicos quando falamos em manutenção automotiva.

A grande polêmica é que a cambagem promete corrigir o ângulo de camber, que é o ângulo que as rodas possuem em relação ao eixo perpendicular ao solo (ângulo reto em relação ao solo), mas este é um problema que não pode ser corrigido em quase todos os veículos do mercado.

A exceção fica para alguns veículos offroad e picapes médias que possuem um parafuso de fixação com graduação nos braços de suspensão, que justamente orientam como fixar a peça em um ângulo que corrija o camber em cada roda.

Já quem vende o serviço de cambagem para qualquer veículo, na verdade, usa um equipamento hidráulico que força componentes da suspensão do carro (amortecedores, pivôs e braços de suspensão), entortando-os, a fim de “corrigir” esse ângulo.

Assim, se por acaso o seu carro apresentar camber positivo (rodas com a parte superior inclinada para fora) ou camber negativo (rodas com a parte superior inclinada para fora), isso significa que há componentes na suspensão que precisam ser substituídos e apenas a sua troca corrigirá o problema.

Além disso, é importante ressaltar que, devido ao desgaste natural dos componentes, todo carro possui um ângulo de camber ideal e uma tolerância nessa variação. Portanto, qualquer variação dentro dessa tolerância não é um problema que precisa ser corrigido.

Em resumo: preste atenção quando te oferecerem o serviço de cambagem e nunca aceite de primeira. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário ou a fabricante e veja qual a recomendação para serviços de cambagem no seu veículo.

Quer saber dicas para vender o seu carro? Confira o Manual do Vendedor da InstaCarro.

Como é feito o procedimento

Alinhamento e balanceamento: como é feito? Bom, primeiro vamos explicar como é feito o alinhamento das rodas.

Para corrigir o alinhamento das rodas do veículo, primeiro são conferidos os ângulos de camber, de cáster e a convergência/divergência. 

Como já dissemos, o ângulo de camber não pode ser corrigido e, assim como ele, o ângulo de cáster também não tem regulagem. Caso haja algo fora do padrão, isso pode indicar que o veículo sofreu colisão e não teve a carroceria perfeitamente alinhada.

O cáster é o ângulo formado entre o ponto de fixação do amortecedor do carro na carroceria e o centro da roda. 

  • cáster neutro: a fixação do amortecedor está perfeitamente alinhada ao centro da roda;
  • cáster positivo: o amortecedor é fixado mais atrás em relação ao centro da roda;
  • cáster negativo: se o ponto de fixação do amortecedor fica mais à frente em relação ao centro da roda.

Por fim, restam a convergência/divergência. Esse ângulo se refere a direção que os pneus estão em relação à frente do veículo.

  • Convergência: existe quando a parte frontal das rodas apontam para o centro do veículo. Caso a convergência seja excessiva, a banda de rodagem dos pneus irá se desgastar mais nas bordas externas;
  • Divergência: aparece quando a parte frontal das rodas apontam para fora em relação ao centro do veículo. Caso haja excesso de divergência, a banda de rodagem do pneu irá se desgastar mais nas bordas internas.  

É necessária a correção em ambos os casos, pois qualquer alteração no padrão original do fabricante pode prejudicar o comportamento do veículo e torná-lo mais instável para andar em linha reta.

Quer saber dicas para comprar carro? Confira o Manual do Comprador da InstaCarro.

Como o balanceamento é feito?

Continuando na dúvida sobre “alinhamento e balanceamento: como é feito?”, vamos explicar como o balanceamento é feito.

Ao contrário do alinhamento, que é feito com as rodas montadas no veículo, no balanceamento é necessário fazê-lo com o conjunto rodas e pneus fora do veículo.

O balanceamento é feito de duas formas: o balanceamento estático e o balanceamento dinâmico.

No primeiro deles, como o próprio nome diz, o balanceamento é feito com o conjunto imóvel. Já no segundo, as rodas são colocadas em rotação em um equipamento específico, que indica em quais pontos é necessário colocar pesos e quantas gramas de pesos colocar para balanceá-las.

Ao fazer o balanceamento, isso corrigirá trepidações do carro em velocidades acima de 60 km/h e deixar a condução mais precisa e segura.

Quanto tempo demora?

Outra pergunta comum quando falamos no tema é: “alinhamento e balanceamento: quanto tempo demora?”

Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos.

Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos. Portanto, caso alguém te pergunte agora: “alinhamento e balanceamento: quanto tempo demora?”, sua resposta pode ser: “em média 1 hora”.

Quando é preciso fazer alinhamento e balanceamento?   

Mais uma pergunta muito comum sobre o assunto é: alinhamento e balanceamento: quando fazer? 

De um modo geral, os fabricantes de automóveis recomendam que o alinhamento e balanceamento deve ser conferido a cada 10.000km.

Também é necessário fazer o alinhamento e balanceamento sempre que:

  • um pneu for trocado;
  • um peso do balanceamento da roda cair;
  • um pneu for reparado;
  • o veículo estiver com dificuldades de andar em linha reta (puxando para um lado);
  • o carro apresentar trepidação em altas velocidades;
  • algum componente da suspensão for substituído.

Quanto custa?

O preço do alinhamento e balanceamento pode variar de acordo com a região e com o tipo de veículo.

Por isso, o preço do alinhamento e balanceamento de um carro popular pode custar R$90 e o preço do alinhamento e balanceamento de um carro de luxo pode chegar a R$500.

Mas é possível conseguir preços menores se souber pesquisar. Algumas oficinas costumam deixar placas com os dizeres “alinhamento e balanceamento: promoção”, que é um indicativo de que você pode economizar na hora de realizar esses serviços.

Outra opção é fazer pesquisas na internet por termos de interesse em sua região, como por exemplo: 

  • alinhamento e balanceamento promoção sp capital;
  • alinhamento e balanceamento promoção sp;
  • alinhamento e balanceamento promoção Rio de Janeiro;
  • alinhamento e balanceamento preço sp;
  • alinhamento e balanceamento preço sp capital;
  • alinhamento e balanceamento preço sp zona sul.

Conclusão

Agora que você consegue esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, como “alinhamento e balanceamento: como é feito?”, “alinhamento e balanceamento: quanto tempo demora?”, “alinhamento e balanceamento: quando fazer?” e “preço do alinhamento e balanceamento”, você já está preparado para cuidar do seu carro do jeito certo.

Mas não se esqueça: fuja de quem oferece serviço de cambagem se o seu veículo não possui a regulagem original de fábrica. A tentativa de correção de maneira incorreta pode causar prejuízos maiores ao veículo e até afetar a sua segurança na direção.

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *