Seu carro apresenta alto consumo de combustível nos últimos tempos? Veja sete possíveis causas e o que fazer para solucionar o problema.
Que a gasolina não está barata não resta dúvidas. Mas o que você pode fazer para seu veículo ter um consumo menor?
Além do fator manutenção do veículo, a mudança de alguns hábitos pode fazer o tanque de combustível render mais.
Separamos sete pontos de atenção para diminuir o consumo excessivo de combustível no seu veículo:
Excesso de peso
Carros pesados precisam de mais força para se locomover. E não precisa ser físico para saber que quanto mais leve o veículo, mais fácil será de acelerar sem gastar tanta gasolina/álcool.
As montadoras estão fazendo a parte delas reduzindo o peso dos veículos para poder se enquadrar às metas de redução de combustível visando menos poluentes.
Enquanto motorista, evite levar itens desnecessários no porta-malas. Quando for viajar, separe apenas o que realmente necessita levar. Por conta do peso, sua viagem pode sair mais cara do que o planejado.
Calibragem
Os pneus são o ponto de contato do automóvel com o solo. Eles têm papel crucial para o consumo por conta da resistência que oferecem ao rolamento.
Segundo estudos, se o item estiver com a pressão abaixo de 10% do recomendado, o consumo do veículo pode subir entre 6% e 10%.
O motorista precisa saber exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para fazer a calibração dos pneus, que deve acontecer quinzenalmente.
Alguns fabricantes chegam inclusive a informação a pressão ideal para obter o melhor rendimento, mesmo que prejudicando o conforto.
Alinhamento
O desalinhamento das rodas é um grande problema para o consumo, já que faz com que o veículo sofra uma resistência maior ao rolamento.
O indicado é que o alinhamento seja realizado a cada dez mil quilômetros rodados, ou sempre que o carro sofrer algum impacto mais forte, como cair em algum buraco.
O automóvel também dá alguns sinais de que está desalinhado. Além do volante torto em linha reta, se você perceber que o pneu está “cantando” em curvas ou com desgaste desigual, é hora de realizar o alinhamento.
Filtro de combustível
Apesar de alguns não darem a devida atenção ao filtro de combustível, ele pode ser o responsável por seu carro estar beberrão.
Com o passar do tempo, esse filtro vai retendo micropartículas de sujeira até chegar em um ponto que o motor começa a ter dificuldade para queimar o combustível.
Com isso, o veículo acaba consumindo mais. Por isso, troque o filtro de combustível nos prazos estipulados pelo fabricante.
Estilo de direção
Esse é um tópico polêmico, principalmente quando proprietários de veículos iguais apresentam consumos diferentes. Essa discrepância é explicada principalmente pela peça atrás do volante: o condutor.
Quanto mais agressivo for o estilo de direção, maior será o consumo de combustível. Mesmo que o motorista não abuse da velocidade.
Evite alongar as marchas. Arrancadas bruscas também não são uma boa escolha se você deseja gastar menos no posto.
Preste sempre atenção na velocidade que o veículo pede e qual é a marcha correta. A marcha errada faz com que o veículo tenha mais esforço, fazendo assim com que ele exija mais combustível.
E por último: deixe o veículo engatado nas descidas. Fazer isso é mais eficiente do que deixar o veículo em ponto morto.
Ar-condicionado
Muitos motoristas têm a seguinte dúvida quanto ao consumo: é melhor dirigir com o ar-condicionado ligado ou com as janelas abertas? Essa questão surge porque os vidros abertos podem impactar na aerodinâmica do veículo.
O recomendado por especialistas é que feche as janelas e ligue o ar-condicionado quando estiver acima de 40 km/h, pois é a partir dessa velocidade que o consumo do veículo começa a aumentar consideravelmente, de 2% a 3%. Portanto, para motoristas que rodam na cidade, o indicado é andar com as janelas abertas sempre que possível.
Existe um mito envolvendo o sistema de ar-condicionado convencional que, se o equipamento estiver sendo utilizado para aquecer a cabine, não irá provocar aumento no consumo.
Mas isso não deve ser levado a sério, já que, independente da temperatura, o compressor do sistema de climatização funciona da mesma forma.
Combustível de qualidade
O combustível adulterado é infelizmente uma realidade nos postos Brasil afora.
Além de provocar um aumento no consumo, a gasolina, etanol ou diesel de má qualidade afeta o funcionamento e pode provocar danos ao automóvel. Para evitar esse inconveniente, sempre abasteça em postos de sua confiança.