Bobina de ignição: tem conserto ou só troca?
bobinas de ignição motor de carro

Bobina de ignição: tem conserto ou só troca?

Bobina de ignição tem conserto? Como saber se ela está com problemas? Tire aqui todas as suas dúvidas sobre este tema.

Quando falamos em manutenção automotiva, entre os itens que não podem escapar de uma revisão periódica está a bobina de ignição. 

cta blog venda seu carro

A bobina é responsável por fazer as velas de ignição funcionarem, transformando em alta tensão o sinal de alimentação da bateria do carro e assim permitindo a geração da faísca que irá queimar a mistura ar-combustível nos cilindros.

Isso acontece por conta do princípio da indução eletromagnética. O circuito primário recebe a energia vinda da bateria do carro. A variação da corrente no primário gera uma variação no fluxo magnético da bobina, induzindo uma tensão no secundário.

Esta tensão é a responsável pela geração da centelha elétrica nas velas de ignição. Se seu veículo for um modelo mais antigo e equipado com carburador, a bobina tem um formato cilíndrico e está entre a bateria e o distribuidor.

Já nos carros atuais, onde o sistema de ignição é controlado de forma eletrônica ou não existe distribuidor, a bobina fica no terminal do sistema de ignição ou ligada diretamente nas velas.  Outra diferença é que os carros atuais contam com múltiplas bobinas, sendo uma para cada cilindro ou uma para cada par.

Sinais de problemas

Antes de falhar completamente – e provocar a parada imediata do veículo – a bobina de ignição dá vários sinais de que pode estar com algum problema.

Essa lista de sintomas pode incluir desde o aumento no consumo de combustível até dificuldades na partida. Outros sinais de problema com a bobina podem ser os estouros vindos do escapamento, provocados pelo fato de o combustível não queimado ir parar no sistema de escape.

Justamente por conta da menor energia fornecida para a centelha, o motor pode ainda apresentar falhas no funcionamento, com engasgos principalmente durante as acelerações.

Vida útil

bobina de ignição

Diferente de itens como o óleo do motor, que tem uma vida útil predefinida, o desgaste da bobina vai depender do uso do veículo e do estado de outros componentes do sistema.

Insistir em rodar com velas e cabos de vela gastos acaba sobrecarregando a bobina de ignição e certamente vai deixar a conta do reparo mais cara.

Outras situações que podem afetar o componente são um superaquecimento do motor e o contato da bobina com com óleo ou água. A falha pode acontecer ainda por conta do desgaste do isolamento interno do componente, por conta do tempo de uso e também de fatores como vibração excessiva.

Quando trocar a bobina de ignição?

Se você suspeita que o seu carro pode estar com problemas, o melhor a fazer é levar a um mecânico e pedir que ele faça uma revisão completa.

Mas antes disso já é possível pelo menos verificar se há danos visuais na bobina de ignição. Rachaduras causam fuga de corrente e certamente irão condenar o componente.

Vale destacar que a recomendação nos carros com múltiplas bobinas é a troca de todos os componentes ao mesmo tempo. Já que, se uma bobina falhou, certamente as outras já estão no fim da sua vida útil.

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

One Comment

  1. Lucia Helena silveira

    Muito bem explicado .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *