Carro parado há muito tempo: o que fazer para voltar a rodar
carro parado há muito tempo carro capa

Carro parado há muito tempo: o que fazer para voltar a rodar

Higienização, calibrar pneus acima do recomendado e até desconectar a bateria estão entre dicas para quem vai deixar o carro parado há muito tempo

A pandemia obrigou muitas empresas a adotarem o regime de teletrabalho para evitar a disseminação do coronavírus. Mesmo depois da vacinação em massa, a tendência é que a maioria das companhias deixem de exigir a presença de seus funcionários durante todos os dias da semana, adotando um modelo de trabalho rotativo entre os empregados.

cta blog venda seu carro

Com isso, muita gente vai deixar de utilizar o automóvel diariamente, como fazia antes do Covid-19. Aí vem a dúvida: quais são os cuidados necessários antes de voltar a dirigir seu carro depois de tanto tempo parado? 

Antes de tudo, vale a pena esclarecer que um período estacionário abaixo de 20 dias não representa risco ao veículo. Isso, claro, se a manutenção periódica estiver em dia.

Higienização e outros cuidados antes de sair

Se o carro permanecer parado por muito tempo, recomenda-se tomar algumas medidas preventivas.

O primeiro passo (e possivelmente o mais óbvio) é realizar uma limpeza completa, tanto do lado de dentro quanto por fora do carro. Verifique se existem restos de alimentos ou embalagens de comida debaixo dos bancos ou em lugares mais escondidos. Caso contrário, são grandes as chances de proliferação de fungos e bactérias.

O sistema de ar-condicionado também precisa ser higienizado e o filtro da cabine deve ser substituído antes de o veículo ser utilizado novamente.

Passando para o lado de fora, verifique o estado das palhetas dos limpadores de para-brisa. Se ficarem apoiados no vidro por muito tempo enquanto o veículo está estacionado, elas podem sofrer deformação. Outro fenômeno comum é o ressecamento da borracha das palhetas.

Nos dois casos, o risco é de o motorista descobrir algum dos problemas apenas quando precisar acionar os limpadores, como em um temporal. Além de não contar com a eficiência do equipamento para enxergar onde está indo, os limpadores podem até danificar o pára-brisa – e isso vai doer bastante no bolso na hora do reparo.

Para evitar problemas, o ideal é erguer os limpadores de para-brisa antes de deixar seu carro estacionado por muito tempo.

Atenção ao óleo no carro parado

Depois de muito tempo sem uso, o veículo precisa de alguns cuidados para evitar problemas.

A primeira providência é calibrar os pneus conforme indicação do manual do proprietário. Essa informação também está em adesivos no próprio veículo, normalmente no batente da porta do motorista ou na parte interna da tampa do tanque de combustível.

Se o carro ficou parado por muito tempo (mais de seis meses), o conselho é realizar a troca imediata do óleo. Vale a pena checar também o estado de conservação de correias e mangueiras. Depois de muito tempo sem uso, elas podem ressecar ou até degradar – e aí você corre o sério risco de ficar a pé.

E em casos mais extremos, o proprietário precisa substituir todos os fluidos do carro por conta da oxidação. Mas isso geralmente acontece apenas quando o veículo fica mais de seis meses desligado.

Cuidados com freio de mão

Existem uma série de recomendações simples para tomar com seu veículo se ele permanecer sem uso por muito tempo.

Caso você deixe seu carro em uma garagem plana, outra medida preventiva é não acionar o freio de estacionamento. Especialistas afirmam que basta deixar o veículo com uma marcha engrenada e colocar um calço nas rodas para evitar acidentes.

Essa recomendação acontece para evitar que as lonas dos freios fiquem coladas aos tambores por conta do contato prolongado durante o tempo em que o veículo ficou estacionado. Nesta situação, as rodas podem permanecer travadas involuntariamente.

Outra medida simples é calibrar os pneus com pressão de 20% a 30% acima do recomendado pelo fabricante. Isso faz que os pneus demorem um pouco mais para murchar e evita que os compostos sofram deformações quando o carro fica parado por muito tempo. 

Bateria desligada

No entanto, o componente que mais sofre com a ociosidade é a bateria. Mesmo quando o veículo está parado, a bateria é responsável por alimentar sistemas de segurança (como o alarme antifurto) e sistemas eletrônicos, que ficam o tempo todo em stand by. Assim, o motorista pode ter problemas para dar a partida quando precisar do veículo depois de algumas semanas (ou meses) sem uso.

Se o automóvel permanecer por muito tempo sem uso algum, a recomendação é desconectar o cabo negativo da bateria. Isso interrompe o consumo elétrico do veículo.

Evidentemente, a bateria funciona como qualquer peça do veículo e precisa ser substituída periodicamente. Assim, caso o veículo esteja parado por muitos meses, talvez seja preciso adquirir uma nova bateria.

É bom lembrar, porém, que toda e qualquer programação será apagada. É por isso que a dica é consultar o manual do proprietário antes de desconectar o cabo negativo da bateria. Alguns carros trazem códigos de segurança nos sistemas eletrônicos, e desligar a fonte de energia pode causar problemas. Outro ponto importante é que o alarme será desativado, fazendo com o veículo fique sujeito à ação de bandidos.

Carro parado por muito tempo? Encha o tanque!

Caso o carro permaneça parado por muito tempo (leia-se mais de 90 dias), recomenda-se encher o tanque antes de deixá-lo sem uso.

Essa dica existe porque a umidade pode causar problemas no veículo. Assim, quanto mais combustível dentro do tanque, menor será o risco de degradação em contato com o ar.

Muita gente diz que o combustível não pode ser utilizado depois de um período prolongado dentro do tanque. E é verdade.

Especialistas indicam que a gasolina (comum e aditivada) não deve ser utilizada se estiver mais de três meses parada. O etanol, por sua vez, possui uma validade maior, e tende a não apresentar problemas quando armazenado corretamente.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

2 Comments

  1. Natal

    Se eu deixar o veículo mais de 9 meses e ficar ligando de vez em quando dar defeito

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Sim, ele pode ter defeitos mesmo parado. O fato de ligar o veículo periodicamente ajuda aos componentes mecânicos do motor, mas o óleo costuma “vencer” em 6 meses mesmo que você não rode com o carro. Outros problemas podem surgir também, como no sistema de freios (enferrujar/travar), sistema de suspensão (borrachas ressecarem e partirem), dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *