Checklist de cuidados com o carro: aspectos que você precisa conferir
Imagem de mecânico vistoriando o carro de uma mulher

Checklist de cuidados com o carro: aspectos que você precisa conferir

É importante lembrar que cuidados corretos também ajudam na hora de vender o seu carro; confira algumas dicas para manter o seu automóvel sempre impecável

Não custa nada lembrar. Como toda máquina, um carro também exige manutenção periódica. Esse zelo, por sua vez, demanda tempo e atenção, mas é a melhor forma de conservá-lo e evitar muita dor de cabeça.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

É claro que não é possível evitar a desvalorização, que se inicia a partir do momento em que o veículo sai da concessionária. Mas um automóvel bem cuidado será mais valorizado pelo potencial comprador. Confira algumas dicas a seguir para manter o seu carro sempre impecável.

Pneus

Cuidar dos pneus é fundamental para a segurança e o bom desempenho do veículo. O pneu é um componente que tem uma vida útil relativamente longa. Veja mais detalhes a seguir:

TWI

No conjunto rodas e pneus, TWI é um indicativo localizado em cada pneu com uma marca (às vezes, uma seta) que serve para avisar ao motorista sobre o momento de comprar um novo pneu, ou seja, que sua vida útil chegou ao fim. Quando os sulcos estão mais fundos que essa marca, significa que o pneu deve ser substituído por um novo.

Calibragem de pneus

Para quem não sabe, ter os pneus calibrados é uma forma de aumentar a durabilidade deles. Isso acontece porque ele passa a se desgastar de forma regular e lenta, então é importante evitar andar abaixo da calibragem recomendada.

Caso não saiba qual é possível encontrar essa informação no manual ou em etiquetas na lataria, em pontos como a coluna das portas ou a tampa do reservatório de combustível.

Além da calibragem, é preciso ficar atento ao alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas e não balanceadas contribuem ainda para aumentar o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Troque o óleo regularmente 

Fique atento e troque sempre que for necessário. É preciso observar se o nível de óleo está entre as duas marcas da vareta. As marcas sinalizam o nível máximo e o nível mínimo ideais do óleo. O volume de óleo ideal é definido pelo fabricante no manual.

Se o nível de óleo estiver abaixo das marcas e não entre elas, será necessário completar com um óleo do mesmo tipo (caso ainda não tenha chegado a hora de trocá-lo).

Fluído de freio

Se o reservatório estiver abaixo do esperado, isso pode significar a existência de algum vazamento. Nesse caso, será necessário substituir peças ou realizar algum reparo.

Correias

A correia dentada deve ser trocada a cada 50 mil quilômetros aproximadamente (verifique o tempo certo no manual do proprietário). A quebra na correia dentada pode provocar a quebra de componentes internos do motor e deixar o reparo bem caro.

Não se esqueça também da correia da acessórios, responsável por movimentar o alternador e componentes como o compressor do ar-condicionado e a bomba da direção hidráulica. Ela também exige troca periódica.

Sistema de resfriamento

É preciso avaliar qual o nível de água dentro do reservatório de expansão. Devem ser respeitadas as medidas conforme os limites do reservatório (limite máximo e limite mínimo). Caso o sistema necessite de abastecimento constante de água, o melhor é levar a uma oficina,

Freios

Esteja de olho em qualquer ruído ou barulho sempre que precisar acioná-los. Por mais que passe despercebido para alguns, esse barulho pode revelar algum problema no motor ou freios.

Consumo de combustível

Tanque vazio é mais propenso ao acúmulo de sujeira e outras impurezas. Isso pode parecer pouco significativo, mas pode trazer grandes problemas para o seu funcionamento (principalmente a médio e longo prazo). Sem contar, ainda, que pane por falta de combustível é fator passível de multa.

Limpeza do carro

Entre os mais importantes cuidados com o carro está o de mantê-lo sempre limpo. A limpeza pode mesmo ajudar a prolongar a vida útil do veículo. O próprio proprietário pode fazer boa parte da limpeza do carro. 

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

One Comment

  1. Dário

    Adorei as dicas parabéns, se todos olharem e praticar isso, os custos podem ser reduzidos e a vida útil do carro prolongada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *