É importante lembrar que cuidados corretos também ajudam na hora de vender o seu carro; confira algumas dicas para manter o seu automóvel sempre impecável
Não custa nada lembrar. Como toda máquina, um carro também exige manutenção periódica. Esse zelo, por sua vez, demanda tempo e atenção, mas é a melhor forma de conservá-lo e evitar muita dor de cabeça.
É claro que não é possível evitar a desvalorização, que se inicia a partir do momento em que o veículo sai da concessionária. Mas um automóvel bem cuidado será mais valorizado pelo potencial comprador. Confira algumas dicas a seguir para manter o seu carro sempre impecável.
Pneus
Cuidar dos pneus é fundamental para a segurança e o bom desempenho do veículo. O pneu é um componente que tem uma vida útil relativamente longa. Veja mais detalhes a seguir:
TWI
No conjunto rodas e pneus, TWI é um indicativo localizado em cada pneu com uma marca (às vezes, uma seta) que serve para avisar ao motorista sobre o momento de comprar um novo pneu, ou seja, que sua vida útil chegou ao fim. Quando os sulcos estão mais fundos que essa marca, significa que o pneu deve ser substituído por um novo.
Calibragem de pneus
Para quem não sabe, ter os pneus calibrados é uma forma de aumentar a durabilidade deles. Isso acontece porque ele passa a se desgastar de forma regular e lenta, então é importante evitar andar abaixo da calibragem recomendada.
Caso não saiba qual é possível encontrar essa informação no manual ou em etiquetas na lataria, em pontos como a coluna das portas ou a tampa do reservatório de combustível.
Além da calibragem, é preciso ficar atento ao alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas e não balanceadas contribuem ainda para aumentar o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
Troque o óleo regularmente
Fique atento e troque sempre que for necessário. É preciso observar se o nível de óleo está entre as duas marcas da vareta. As marcas sinalizam o nível máximo e o nível mínimo ideais do óleo. O volume de óleo ideal é definido pelo fabricante no manual.
Se o nível de óleo estiver abaixo das marcas e não entre elas, será necessário completar com um óleo do mesmo tipo (caso ainda não tenha chegado a hora de trocá-lo).
Fluído de freio
Se o reservatório estiver abaixo do esperado, isso pode significar a existência de algum vazamento. Nesse caso, será necessário substituir peças ou realizar algum reparo.
Correias
A correia dentada deve ser trocada a cada 50 mil quilômetros aproximadamente (verifique o tempo certo no manual do proprietário). A quebra na correia dentada pode provocar a quebra de componentes internos do motor e deixar o reparo bem caro.
Não se esqueça também da correia da acessórios, responsável por movimentar o alternador e componentes como o compressor do ar-condicionado e a bomba da direção hidráulica. Ela também exige troca periódica.
Sistema de resfriamento
É preciso avaliar qual o nível de água dentro do reservatório de expansão. Devem ser respeitadas as medidas conforme os limites do reservatório (limite máximo e limite mínimo). Caso o sistema necessite de abastecimento constante de água, o melhor é levar a uma oficina,
Freios
Esteja de olho em qualquer ruído ou barulho sempre que precisar acioná-los. Por mais que passe despercebido para alguns, esse barulho pode revelar algum problema no motor ou freios.
Consumo de combustível
Tanque vazio é mais propenso ao acúmulo de sujeira e outras impurezas. Isso pode parecer pouco significativo, mas pode trazer grandes problemas para o seu funcionamento (principalmente a médio e longo prazo). Sem contar, ainda, que pane por falta de combustível é fator passível de multa.
Limpeza do carro
Entre os mais importantes cuidados com o carro está o de mantê-lo sempre limpo. A limpeza pode mesmo ajudar a prolongar a vida útil do veículo. O próprio proprietário pode fazer boa parte da limpeza do carro.
One Comment
Adorei as dicas parabéns, se todos olharem e praticar isso, os custos podem ser reduzidos e a vida útil do carro prolongada!!