pessoa virando a chave do carro

Sinais que seu carro está com problemas

Precisamos estar atentos aos sinais que o carro dá para antes de parar de vez com problemas; confira alguns deles a seguir

Como qualquer máquina, o carro também exige uma manutenção preventiva para funcionar corretamente e evitar sustos. Mas se você não tem esse hábito, saiba que o automóvel costuma dar alguns sinais antes de deixar você na mão.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Se algo de errado estiver acontecendo durante a direção, muitas vezes o alerta começa pelo painel e suas luzes de alerta. Aquelas de coloração amarela indicam pontos de atenção, enquanto as vermelhas exigem a parada imediata do automóvel.

Mas existem ainda os sinais audíveis e sensoriais de que algo está errado. Você sabe reconhecer possíveis problemas que estão sendo apresentados? Você está preparado para entender esses sinais?

Sinais de problemas

Nenhum motorista está livre de ser surpreendido por problemas mecânicos no carro, mas é importante alertar que, antes de estragar, alguns sinais são emitidos, e cabe aos condutores interpretá-los para realizar os devidos reparos.

Luzes acendendo no painel

luz-painel-carro-problemas

O painel do carro é um termômetro para tudo que está acontecendo na parte mecânica e elétrica do veículo.  Se a luz de óleo acender, isso é um indicativo de que existe algum problema de baixa pressão de óleo, que pode ser causada pelo baixo nível do lubrificante ou por algum problema mecânico.

Dirigir o carro com essa luz acesa é arriscar danos no motor que, na melhor das hipóteses, irá resultar em uma conta bem alta na oficina. Outras luzes indicativas de problemas que certamente vão fazer o carro parar inesperadamente são a da bateria (indicação de falha na carga da bateria) e a de freio.

Motor falhando

Se o motorista percebe que o carro perde força ou começa a falhar em funcionamento, isso é um sinal de que a queima de combustível no motor não está acontecendo corretamente.

Isso pode ser causado por uma série de fatores, que inclui velas, cabos ou bobinas desgastadas e bicos injetores sujos. Ou pelo uso de combustível adulterado.

É preciso levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para verificar se algum componente foi afetado pelo uso de algum combustível de má qualidade e, assim, corrigir o problema o mais cedo possível.

Ruídos

Por via de regra, nenhum componente do automóvel é desenvolvido para emitir ruídos estridentes em condições normais de uso e conservação. Mas é preciso estar atento se:

  • ouvir um som estridente ou um ruído metálico ao pisar nos freios;
  • ouvir rangidos ao passar por obstáculos;
  • estalos ou um ronco contínuo em rodagem.

É preciso verificar as pastilhas e discos de freio, suspensão, rolamentos e até mesmo a condição dos pneus.

Volante tremendo

alinhamento e balanceamento de roda do veículo

O volante tremendo em rodagem pode ser causado por problemas nos pneus ou no balanceamento das rodas. Mas pode também ser um sinal de componentes desgastados no sistema de direção, suspensão e no próprio conjunto formado pelo cubo de roda e o rolamento.

Direção puxando para um dos lados

O alinhamento dos pneus permite que o conjunto de rodas e pneus trabalhe da maneira mais eficiente. Um sinal de que os ajustes estão incorretos é a direção puxando para um dos lados com o carro em linha reta.

Isso acontece pelo desgaste dos componentes da suspensão e direção e também por conta do impacto das rodas com buracos ou o meio-fio.

Manchas no chão

Você precisa observar qual o tipo de mancha que você encontra debaixo do seu veículo. Se for escura, com viscosidade, o veículo está com vazamento de óleo. Para reparar é preciso ir até uma oficina mecânica e verificar a vedação do cárter e do bujão.

Se a mancha for mais clara, com cores fortes e aspecto aquoso , o carro apresenta vazamento de líquido de arrefecimento, e isso é grave. Falta de água leva ao superaquecimento e, consequentemente, à fundição do motor! 

Uma série de situações podem levar a esse vazamento: danos na junta do cabeçote e nas mangueiras de água, não fechamento da tampa ou danos no reservatório de água e perfuração do radiador.

Fumaça

carros poluentes verde soltando fumaça pelo escapamento - catalisador ineficiente ou removido

Um carro que está apresentando um bom funcionamento e que todos os seus componentes estão trabalhando sem apresentar falhas não tem a emissão de fumaça. Isso serve para o momento da ignição e durante o percurso.

Porém, quando o motorista percebe que existe a emissão de fumaça, ele precisa ficar atento à cor, já que ela indica qual o problema que o veículo está apresentando. As principais são:

  • fumaça branca: esse é um sinal de que o líquido do sistema de arrefecimento está vazando para dentro dos cilindros do motor. Sinal de que a junta do cabeçote está danificada.
  • fumaça preta: pode indicar problemas no sistema de injeção de combustível.
  • fumaça azul: essa precisa de atenção redobrada, já que significa que o óleo está queimando dentro do motor. Problema geralmente resolvido apenas com uma retífica

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

2 Comments

  1. EdneaEuzagoncalves

    Boas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *