Cuidados com o carro durante a quarentena
homem limpando carro

Cuidados com o carro durante a quarentena

Com a necessidade de isolamento devido a pandemia de coronavírus, o primeiro a ser esquecido é o nosso carro. Ele acaba ficando parado por semanas na garagem, praticamente sem uso. Entretanto, ele foi feito para andar e deixá-lo estacionado por longos períodos requer alguns cuidados para não afetar o seu funcionamento quando tudo voltar ao normal.

O mais recomendado é sair com o carro e rodar por dez minutos a cada cinco dias aproximadamente. Contudo, com esta atitude você estará quebrando o recomendável isolamento e colocando a sua saúde e a dos outros em risco. Para não precisar da ajuda de um mecânico quando a pandemia acabar, siga nossas dicas para deixar seu carro parado por longos períodos sem prejudicá-lo.

cta blog venda seu carro

Cuidados com a bateria

A bateria já é conhecida por ser uma das primeiras peças que dá problema quando o carro está parado há bastante tempo. Isto porque vários equipamentos eletrônicos vão consumindo sua carga. 

Em alguns casos, bastam poucos dias sem ligar o carro para que a bateria fique descarregada de vez. Isto ocorre, principalmente, quando a bateria está no final de sua vida útil.

Para que não ficar na mão, é preciso que o carro seja ligado a cada cinco dias mais ou menos, mesmo que ele não trafegue por ruas e estradas. O ideal é que ele fique ligado por uns quinze minutos. Pronto, já é o suficiente para o alternador carregar a bateria. Mas muito cuidado: isso só pode ser feito se sua garagem for aberta. Deixar o carro ligado em ambientes fechados pode ser perigoso devido aos gases tóxicos expelidos pelo escapamento. 

Outra alternativa é desconectar a bateria. Fazendo isso você garante que a bateria consiga manter sua carga mesmo com o carro parado. 

Caso seu carro seja elétrico ou híbrido plug-in, a recomendação dos fabricantes é deixar o cabo de carregamento conectado o tempo todo em que o veículo estiver sem uso.

Uma bela lavagem ajuda a conservar

Um dos primeiros cuidados com o carro, e um dos mais fáceis, é a lavagem. A primeira coisa a se fazer antes de desativar o carro é uma lavagem interna e externa. O acúmulo de sujeira e pó prejudicam a pintura e os plásticos do carro, especialmente dejetos de pássaros. Altamente ácidos, oxidam o verniz e causam manchas. Se ficarem no sol, podem até arrancar a tinta e expor a lata.

Na cabine, poeira e lixo acumulados são excelentes para a proliferação de fungos, bactérias e germes. Por isso, capriche na faxina interna. Se possível, utilize um germicida para higienizar as partes mais manuseadas, como volante, maçanetas, alavancas do câmbio e do freio de estacionamento.

Para carros que ficam estacionados sob o sol, uma dica é utilizar uma capa protetora para protegê-lo dos raios ultravioletas. Se não der, colocar um papelão para cobrir o painel do carro já ajuda bem. Outro componente que pode ser prejudicado quando o carro fica muito tempo sem uso são as palhetas dos limpadores de para-brisa. Elas costumam ressecar e grudar no vidro, o que pode danificá-lo. Para evitar isto, deixe os limpadores levantados. 

Ar-condicionado também deve funcionar

Assim como o motor do carro, o ar-condicionado não pode ficar muito tempo sem funcionar. Tente ligar pelo menos uma vez na semana e deixá-lo em funcionamento por alguns minutos.

Durante o isolamento, se possível, ligue o ar-condicionado junto com o aquecedor. Isso ajuda a fazer o ar circular e evitar problemas. Além disso, você ainda mata as bactérias que podem se alojar por lá e contaminar seu carro.

Carro mofado

É muito comum a ocorrência de umidade em garagens localizadas em subsolos, principalmente nas vagas dos cantos e encostadas nas paredes. Os vidros fechados não impedem a entrada da umidade e a cabine pode mofar se o carro permanecer fechado por muito tempo. Para evitar o problema, a dica é utilizar produtos antimofo para armários, normalmente vendidos em supermercados e lojas de material de construção. 

Cuidado com os pneus quadrados

A falta de uso também pode prejudicar os pneus do seu carro. Quando ficam parados na mesma posição por muito tempo, os pneus recebem todo o peso apenas no ponto em contato com o chão. Como são compostos de borracha, sofrem deformação e podem ficar “quadrados”. 

Tem uma dica importante aqui para evitar problemas nos pneus quando o carro está parado. Sabe a calibragem máxima indicada para o seu carro? Então, utilize essa medida nos quatro pneus quando ele for ficar muito tempo sem sair. 

Também é uma boa ideia movimentar o carro dentro da garagem mesmo, só para os pneus rodarem. Faça algumas manobras com o carro para que a roda mude de posição.

Se não conseguir mudar os pneus de posição, uma dica boa é colocar tapetes de EVA embaixo das rodas. Eles são mais macios do que o chão e, com isso, evitam que o pneu sofra deformação. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *