Dirigir com combustível na reserva faz mal?
combustível na reserva

Dirigir com combustível na reserva faz mal?

Você sabia que ficar com o combustível na reserva pode causar problemas mecânicos em seu carro e afetar sua segurança? Entenda como.

Diante da escalada dos preços dos combustíveis, os motoristas acabam esperando o máximo de tempo para poder voltar ao posto de gasolina, já que há uma grande possibilidade dos valores estarem maiores que da última vez. 

cta blog venda seu carro

Comum hoje em dia, muitos condutores acham que estão dando um “jeitinho” de economizar ao andar na reserva, mas a prática, na verdade, é um perigo e pode gerar problemas com a manutenção do seu carro ao longo do tempo. 

Mas não é só com a manutenção que você deve se preocupar: andar com combustível na reserva pode afetar sua segurança.

O maior problema nesse aspecto é se isso ocorrer com o carro em movimento. Se o motor “apagar” por falta de combustível, a direção hidráulica e os freios tendem a ficar “duros” rapidamente e você pode perder o controle do veículo.

combustível na reserva - carro batido

Vamos esclarecer essa e outras dúvidas a seguir.

Combustível na reserva: quantos litros cabem?

Quantos litros o tanque reserva tem varia de modelo para modelo. Mas, a média é que a reserva de combustível seja entre 5 a 8 litros. É bom lembrar que não existe um tanque extra. O “tanque reserva” na verdade é o mínimo necessário para alertar o motorista através da luz acesa no painel que o combustível está acabando. 

combustível na reserva - posto de gasolina

Esse alerta é emitido para permitir que o motorista se locomova até o posto mais próximo para abastecimento. Ou seja, o reservatório de combustível foi projetado para ser usado em casos emergenciais.

Após o sinal acender, não dá pra saber exatamente quantos quilômetros o carro ainda consegue andar na reserva, pois a relação de consumo pode variar. O que se sabe, no entanto, é que esse volume costuma ser no máximo 8 litros, logo, só resta o necessário para encontrar no posto de combustível mais próximo.

Problemas causados por uma pane seca

Rodou na reserva por mais do que deveria e acabou causando uma pane seca no carro? Saiba que, a partir daí, além do carro parar de funcionar você ainda terá que lidar com outros problemas. 

Um dos principais pontos a respeito da pane seca é a possibilidade de você ser multado. De acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pane seca é considerada infração média com multa no valor de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH, além de ter o veículo removido para o pátio.

mulher triste dentro do carro recebendo uma multa de trânsito de um policial rodoviário

O segundo problema que uma pane seca pode causar está relacionada a segurança de todos dentro do carro. Dependendo de onde o carro parar de funcionar, você ficará vulnerável a furtos e roubos. 

Problemas nos componentes do carro

Andar na reserva te coloca em um risco extremo de acontecer uma pane seca. O principal componente prejudicado em uma pane seca é a bomba de combustível que está localizada dentro do tanque.

Isso porque o mesmo combustível que ela bombeia para alimentar o motor também é o responsável por mantê-la refrigerada, evitando assim, o superaquecimento e consequentemente a queima da peça.

Além disso, uma pane seca ou andar com o combustível na reserva pode levar ao entupimento dos bicos injetores, responsáveis por liberar o combustível para o motor. 

Manter o tanque quase sempre vazio atrai sujeiras para a bomba também. Essa sujeira vai sendo depositada no fundo do tanque por meio do processo de decantação. Com o reservatório na reserva, essas partículas se misturam com o restante do líquido e são enviadas ao motor pelos bicos injetores, causando falhas e perda de potência no motor.

Evite andar na reserva

Como vimos, não são poucos os problemas ocasionados por andar na reserva, por isso, crie o hábito de abastecer seu veículo todas as vezes que o marcador de combustível chegar na marca de ¼ do tanque. Esse é o limite para garantir uma autonomia boa para chegar ao seu destino ou a um posto de gasolina.

Ao entrar na reserva mantenha a velocidade entre 60 e 80 km/h. Evite freadas bruscas ou aceleração em excesso, já que ambas situações fazem com que o carro gaste mais combustível. 

Saiba que, caso o carro chegue a ter uma pane seca, os danos causados ao veículo podem passar de R$ 3 mil. Sendo assim, andar na reserva pode levar a gastos maiores do você vai economizar ao postergar o abastecimento. 

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *