> Manutenção Automotiva > Conheça os principais filtros de carro e veja quando trocá-los

Conheça os principais filtros de carro e veja quando trocá-los

filtros de carro

Você se lembra da última vez que trocou os filtros de carro? Entenda a função de cada um, sua importância para o motor e quando é preciso trocá-los.

Já passou pela situação de sentir o carro perdendo a eficiência sem uma razão aparente? Pois saiba que quando o motor “fica mais pesado” ou o consumo de combustível aumenta, os culpados podem ser os filtros do carro. Ou melhor, a falta de manutenção desses componentes.

Os filtros de carro são essenciais para a saúde do automóvel uma vez que eles evitam que impurezas cheguem ao motor e danifique-o. E a falta de atenção nesses itens pode causar grandes problemas no desempenho do automóvel. 

quanto vale o seu carro na instacarro

Dessa forma, eles têm um papel direto na vida útil do carro e devem ser revisados de forma periódica. A boa notícia é que esses filtros automotivos geralmente tem baixo custo e, portanto, não pesam no bolso. No entanto, isso não significa que eles devam ser subestimados na hora da manutenção. 

Veja a seguir a importância dos principais filtros de carro e como eles afetam o desempenho do seu companheiro.

Qual a importância dos filtros automotivos?

Como o próprio nome já nos diz, os filtros atuam como uma peneira que impede que  partículas grandes e sujeiras cheguem, principalmente, no motor do veículo. Assim, é possível evitar que as peças estraguem prematuramente e ainda garante o bom funcionamento do carro.

Os filtros automotivos mais importantes para o desempenho do automóvel são o de combustível, óleo e ar. Todos agem como barreira de partículas prejudiciais ao motor como ferrugem, poeira e impurezas. 

Quando a manutenção e troca desses itens não são feitas de forma adequada ou no prazo incorreto, o carro pode sofrer com consumo alto de combustível, desgaste prematuro de peças e até entupimento do motor. 

Há, também, o filtro de ar-condicionado que tem o papel de entregar o ar mais limpo não só para os componentes do carro, mas também para os passageiros. O item barra a poluição e também odores no ar.

Por fim, é interessante mencionar que a boa manutenção desses itens contribui para melhorar a qualidade do ar, principalmente em grandes cidades. Uma vez que os filtros atuam para o melhor desempenho do veículo, há uma economia do consumo de combustível. Então, o resultado é uma menor emissão de gases poluentes.

Quais os tipos de filtros de carro?

Agora que está clara a importância desses itens para seu carro, veja as características e papel de cada filtro no sistema veicular. 

Filtro de óleo

O óleo lubrificante tem o papel de amenizar o atrito causado pelo movimento normal do motor. Mesmo assim, as peças ainda soltam partículas durante este processo e contaminam o óleo. Assim, a presença do filtro é essencial para barrar e evitar que as sujeiras se acumulem no motor.

No entanto, quando não é feita a manutenção desse item, o filtro pode saturar e perder sua eficiência. Com isso, a lubrificação das peças fica falha e os componentes do motor, como pistões, cilindros e válvulas, sofrem mais com atritos e desgastes.

Por consequência, o veículo tem dificuldades de trabalhar bem. Com isso, o consumo de combustível aumenta e sofre com superaquecimento, tendo o risco de fundir o motor. 

A indicação é substituir o componente sempre que realizar a troca de óleo, para evitar que o fluido antigo e sujo se misture com o novo.

Filtro de combustível

Considerado um dos filtros de carro mais importantes, este item tem o papel de impedir que impurezas presentes do combustível cheguem à bomba, pistões e bico injetor. Ele está presente em todo veículo com motor à combustão, seja ele com injeção eletrônica ou carburador.

Ao abastecer o carro em um posto, o combustível pode apresentar diversas impurezas como água, ferrugem, poeira, sedimentos, entre outros. Estas partículas podem se acumular nos componentes do motor, como bico injetor, e afetar o desempenho do carro.

Quando o filtro de combustível precisa ser trocado, o automóvel apresenta alguns problemas como:

  • demora para dar partida;
  • falhas no momento de trocar de marcha;
  • motor morre com frequência;
  • alto consumo de combustível;

Por isso, fique atento se seu veículo está com um ou todos os problemas citados. Faça sempre revisões regulares para evitar que seu filtro de combustível chegue ao ponto de saturação e cause problema.

Outras boas práticas para preservar o filtro do motor é ficar atento com combustível adulterado e evitar andar com o tanque na reserva. Isso porque as sujeiras se acumulam no fundo do tanque, e quando o nível está baixo, a chance de impurezas chegarem ao motor são altas.

A troca desse componente deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante. Ademais, fique atento à quilometragem. Quando o carro chega à faixa dos 8.500 e 15 quilômetros rodados, já é uma boa hora para trocar o filtro do carro.

Filtro de ar

Para que o motor à combustão funcione, é preciso que o oxigênio e combustível estejam juntos para ocorrer a explosão. Qualquer impureza como fuligem, poeira e detritos podem atrapalhar e diminuir a eficiência do motor. Portanto, o filtro tem o papel de evitar que sujeiras presentes no ar adentrem o sistema automotivo.

Quando o filtro de ar está muito sujo, a passagem de ar fica dificultada e o motor é mais exigido. Por consequência, há mais consumo de combustível e desgaste das peças. 

A recomendação é trocar o item, em média, a cada 10.000 quilômetros rodados — ou de acordo com as orientações do fabricante. Contudo, caso você more em ambientes rurais ou cidades com alto índice de poluição do ar, a indicação é colocar uma peça nova a cada 5.000 quilômetros.

Filtro de ar-condicionado

Também chamado de filtro de cabine, ele é responsável por melhorar a qualidade do ar para os passageiros. Apesar do nome, esse item também pode estar presente em carros que não possuem ar-condicionado instalado. Ele é muito útil para reter partículas e sujeiras prejudiciais para pessoas com problemas respiratórios, como rinite e sinusite.

A troca desse item deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano. Porém, se você sentir odores ruins quando liga o sistema de ventilação do veículo, está no momento de substituir a peça. Além disso, filtros sujos podem proliferar bactérias prejudiciais à saúde e prejudicar o funcionamento do ar-condicionado.

Como visto, os filtros de carro têm papéis fundamentais no bom desempenho do motor. Assim, há menos desgaste nos componentes do carro, ajudando a valorizá-lo no momento de revendê-lo. Com o InstaCarro, você vende seu veículo em 24 horas. E o melhor, sem sair de casa e com pagamento à vista sem burocracia. Não perca tempo e agende sua avaliação gratuitamente.

Guia de Preços da InstaCarro

Veja o preço real do seu carro no mercado

Clique aqui

Posts relacionados

correia banhada a óleo - Divulgação-Continental
Manutenção Automotiva

Correia banhada a óleo: entenda riscos e cuidados com essa tecnologia

Solução que prometia mais durabilidade e silêncio, mas que virou dor de cabeça para milhares de motoristas brasileiros, especialmente em modelos da Chevrolet. Saiba como identificar falhas, prevenir prejuízos e evitar problemas com esse tipo de sistema de sincronismo.

Uma pessoa com luvas de trabalho e macacão usa um martelo e uma ferramenta de metal para reparar ou moldar uma superfície metálica em um veículo em uma oficina, ilustrando artigo sobre martelinho de ouro
Manutenção Automotiva

O que é Martelinho de Ouro e quando utilizar a técnica?

Possuir um veículo te expõe automaticamente a custos inesperados. O menor dos problemas, como pequenas pedras que atingem o carro durante o percurso ou pequenas batidas em estacionamento podem representar um grande gasto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *