Vale a pena fazer flushing para limpar o motor?
fazer flushing para limpar o motor

Vale a pena fazer flushing para limpar o motor?

Se você já ouviu que é preciso fazer flushing para limpar o motor do seu carro, saiba em detalhes o que é esse procedimento e se ele é correto ou não.

O flushing é um procedimento de limpeza química do sistema de lubrificação do motor que visa eliminar a borra – acúmulo de resíduos de óleo oxidado. Para realizar esta manutenção no carro, o mecânico aplica um solvente com alto teor de aditivos detergentes que dissolve as impurezas impregnadas no motor.

cta blog venda seu carro

Normalmente, o processo acontece antes da troca de óleo, com o motor em funcionamento em marcha lenta por um determinado período. Depois disso, o fluido é drenado pelo cárter e os restos da borra são eliminados junto com ele. Para muitos, esse procedimento é vantajoso, já que oferece uma limpeza interna em pouco tempo e com baixo custo.

Mas há quem seja contra o flushing, pois alguns mecânicos acham o serviço desnecessário na maioria dos casos. Inclusive, especialistas dizem que a técnica é incapaz de limpar alguns componentes do sistema de lubrificação do motor.

fazer flushing para limpar o motor

Além disso, há o risco de resíduos de borra não dissolvidos acabarem nas válvulas de admissão e escape, entupindo assim os cilindros, dutos e galerias internas do motor. Itens como anéis, bronzinas e camisas dos pistões também podem ser danificados e, consequentemente, levar ao travamento do motor.

Diante desses riscos, o ideal é a desmontagem do motor para que uma limpeza mecânica associada a produtos específicos seja feita e assim se eliminar toda a borra antes de montá-la novamente e colocar o carro em funcionamento. Para carros novos, o flushing não se justifica. 

fazer flushing para limpar o motor

Mas vale a pena fazer o flushing para limpar um motor mais antigo?

Assim como no motor novo ou seminovo, existem perigos ao realizar o flushing nos motores mais antigos. Nos modelos mais velhos, a limpeza química pode ser bastante nociva – ainda mais se não for acompanhada em seguida da troca do óleo lubrificante.

fazer flushing para limpar o motor

Ao realizar esse procedimento, a carbonização e outros resíduos que se desprendem das válvulas de admissão e escape e dos pistões costumam contaminar o óleo. Especialmente o carvão traz partículas sólidas que, se ingressarem no circuito de lubrificação, causam riscos, trazendo a possibilidade até de o propulsor engripar e parar de funcionar.

A técnica do flushing utiliza produtos que podem ser adicionados diretamente no tanque ou no cárter, com o objetivo de remover a carbonização naturalmente causada pela queima do combustível e do lubrificante consumido no processo. 

O carbono incrustado nas válvulas afeta sua estanqueidade e traz perda de desempenho. No caso do carbono acumulado na cabeça dos pistões, há risco de queima descontrolada, que resulta na famosa pré detonação ou batida de pino. 

Como evitar a carbonização do motor? 

Para evitar a carbonização é recomendado utilizar combustível aditivado. Embora a prática não elimine o problema totalmente, ajuda a diminuir o problema. Enquanto a performance do motor não for afetada, a lista de cuidados inclui seguir o plano de manutenção nos prazos e quilometragens indicadas no manual e abastecer em postos de confiança, para minimizar o risco de colocar no tanque um produto “batizado”. 

fazer flushing para limpar o motor

Evite também utilizar óleo do motor que não tenha a especificação recomendada pelo fabricante do veículo ou colocar aditivos no lubrificante. A mistura de produtos não recomendados pode comprometer a eficácia do óleo e formar borra. 

Além disso, o ideal é seguir rodando sem realizar nenhum procedimento de limpeza química e sem descuidar das práticas indicadas acima, até chegar a hora de fazer a retífica e a limpeza criteriosa das peças internas após a desmontagem do motor.

Conclusão: Não vale a pena realizar o flushing

Com tantos argumentos contrários, a melhor decisão a se tomar é não fazer o flushing.  Apesar do serviço ter um custo mais convidativo que uma limpeza completa, o mais indicado é levar o veículo a uma oficina para que um especialista verifique a necessidade de desmontar o motor para que seja feita a manutenção correta.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *