O bom estado dos pneus do seu carro é fundamental para garantir a segurança na rodagem e economizar combustível; confira alguns cuidados importantes a seguir
Numa frenagem de emergência ou em um dia de chuva forte. Essas são algumas das situações em que os pneus do carro em bom estado podem fazer toda a diferença.

Mas além de garantir mais estabilidade e aderência com o piso, pneus bem conservados impedem que o proprietário do carro gaste mais dinheiro com gasolina ou tenha gastos inesperados com a compra de pneumáticos novos.
Confira a seguir alguns cuidados básicos que devem ser tomados para prolongar a vida útil dos pneus do seu carro.
Principais cuidados

Rodízio e calibragem
Fazer a troca de posição dos pneus dianteiros e traseiros a cada 10 mil quilômetros rodados é uma forma de manter um equilíbrio de utilização e aumentar a vida útil da peça.
É fundamental verificar semanalmente a pressão de ar dos pneus, conforme indicação do fabricante. A pressão menor do que a indicada, além de provocar o desgaste irregular e deixá-los mais suscetíveis a danos, gera mais resistência na rodagem e, consequentemente, o aumento do consumo de combustível.

Alinhamento e balanceamento
O alinhamento é um procedimento de manutenção importante para garantir que as rodas dianteiras estejam trabalhando dentro dos parâmetros definidos pelo fabricante, evitando assim o desgaste irregular dos pneus.
Mas impactos em buracos e o próprio desgaste das peças da suspensão podem tirar a direção do prumo e fazer o carro puxar para os lados andando em linha reta. Um sinal claro da necessidade de alinhamento.
Já o balanceamento serve para neutralizar a trepidação das rodas com o carro em movimento, evitando que a vibração excessiva provoque danos aos componentes da direção e suspensão.
Ambos os serviços devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros. Ou sempre que o motorista notar que a direção está trepidando demais ou a direção está puxando.
Saiba a hora de trocar os pneus

O principal indicador de que chegou a hora de trocar os pneus é um indicador existente na banda de rodagem chamado TWI.
São pequenas elevações nos sulcos que, quando chegam no mesmo nível da banda de rodagem, apontam que a profundidade dos sulcos chegou no limite mínimo permitido por lei, que é de 1,6 mm. Os fabricantes recomendam ainda que a troca seja feita em caso de danos com mais de 6 mm na banda de rodagem ou na lateral dos pneus.
Ao contrário do que muita gente acredita, os pneus também vencem por tempo. A partir de 5 anos de fabricação, eles começam a se deteriorar. Há fabricantes que consideram 10 anos o prazo limite para a troca. Mesmo se os pneus ainda tiverem a banda de rodagem em bom estado.
Resposta de 0
Importante o alinhamento/balanceamento + rodízio nos pneus, para maior durabilidade.