Acendeu uma luz no painel do carro? Saiba o que pode ser
acendeu uma luz no painel

Acendeu uma luz no painel do carro? Saiba o que pode ser

Se acendeu uma luz no painel do carro, conheça o significado delas e entenda se algo de errado está acontecendo com o seu veículo.

O seu carro dá avisos de que coisas estão acontecendo com ele, e isso não é novidade. Por isso, sempre que acender uma luz no painel do automóvel é necessário que o condutor preste bastante atenção no que isso significa, pois isso pode ser um sinal de que ele esteja precisando de uma manutenção automotiva.

cta blog venda seu carro

Há muitos ícones no painel e muitas vezes é difícil lembrar o que cada uma significa. Além disso, as cores nas quais os ícones aparecem também têm significados importantes.

Se acendeu uma luz no painel do carro nas cores azul ou verde, isso significa apenas uma informação ao condutor sobre algo, como por exemplo farol alto aceso, lanternas ou setas em uso. No caso da seta e do pisca-alerta, preste atenção se o piscar das luzes está normal (muito rápido ou muito lento), caso não esteja, significa que alguma lâmpada está queimada.

quanto vale o seu carro na instacarro

Quando acende uma luz no painel na cor amarela ou laranja, isso significa que existe algum defeito no veículo que pode causar problemas maiores futuramente e que é necessário você mandar seu carro para uma revisão.

Já a luz vermelha significa que há uma emergência no carro e é necessário levá-lo imediatamente para a oficina mecânica. Avisos nessa cor mostram que algo no veículo está em situação crítica e precisa de reparo o mais breve possível.

Agora que já sabemos que, se acendeu uma luz no painel do carro, primeiro temos que ver importância de cada cor, vamos entender melhor o que significa os principais ícones do painel:

Freio de mão 

Freio-de-mão-acendeu-uma-luz-no-painel

O ícone que pode ser um sinal de exclamação ou um “P” significa que o freio de mão do veículo está ligado. O normal é que essa luz acenda apenas quando o carro estiver estacionado e deve ser desativada sempre ao dar partida.

Lembre de desligar o freio de mão logo antes de sair com o veículo, pois se você arrancar com o freio de mão acionado, danos graves podem acontecer no sistema de freio do veículo com o passar do tempo.

Luz de abastecimento

Luz-de-abastecimento-acendeu-uma-luz-no-painel

Em épocas de combustível caro, essa com certeza é a luz que mais assusta o motorista. Brincadeira à parte, o ícone de combustível indica que seu tanque está esvaziando, podendo variar entre 3 e 10 litros a quantidade de combustível restante que fica na reserva.

Em alguns veículos, a luz de combustível também indica que é hora de abastecer o tanque de partida a frio, então veja no manual do motorista se o seu veículo mostra essa necessidade neste ícone.

Luz do motor

Luz-do-motor-acendeu-uma-luz-no-painel

Essa luz acende um ícone que indica problemas com o motor ou com o sistema de injeção eletrônica do automóvel. Outra coisa: se a luz acender na cor amarela, isso indica que há um problema presente, mas que você pode dirigir o veículo e levá-lo para o reparo.

Já, se ela acender na cor vermelha, você deve parar o veículo imediatamente, pois do contrário, os danos podem ser irreversíveis.

Não ignore essa luz acessa mesmo na cor amarela, pois com o tempo problemas como dificuldade na partida, aumento no consumo e perda da potência podem ser notados.

Luz da bateria

Luz-da-bateria-acendeu-uma-luz-no-painel

Com a luz da bateria acesa, o motorista deve se preocupar não apenas com a bateria, mas sim com todo o sistema elétrico do veículo. Ela indica que há algo de errado em algum dos componentes do sistema.

O sistema elétrico é composto pelo alternador, correias, bateria, fios, entre outros. Por isso, essa luz acesa é um alerta importantíssimo, pois pode ser que seu carro acabe não ligando em uma próxima vez. 

Luz EPS (Direção elétrica)

luz EPS acendeu uma luz no painel

Ao ligar o veículo, é normal que um ícone com as siglas “EPS” ou um volante acenda no seu painel e em alguns instantes apague. O problema é quando ele não apaga, pois demonstra que há algo errado com a direção elétrica. Danos na caixa de direção ou até problemas com o volante são alertados por essa luz.

Luz de temperatura da água

Luz-de-temperatura-da-água-acendeu-uma-luz-no-painel

Esse aviso é bem didático, ele te mostra que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor está acima do correto. Ao estar acesa, a luz de temperatura de água te avisa que a temperatura está subindo, porém ainda não chegou ao ponto de ferver.

Por isso, pare o veículo, aguarde o motor esfriar e reponha a líquido. Nunca faça esse procedimento com o motor quente, pois isso é extremamente perigoso.

Luz de alerta

Luz-de-alerta-acendeu-uma-luz-no-painel

Conhecida popularmente como pisca-alerta, o motorista já está habituado a ver esse sinal no meio do painel. Ele significa que as luzes de alerta estão ligadas e é comum serem usadas quando estacionamos o carro rapidamente ou após um acidente.

Luz de pressão do óleo

Luz-de-pressão-do-óleo-acendeu-uma-luz-no-painel

Caso esse ícone esteja aceso, significa que a pressão do óleo lubrificante do motor está abaixo do indicado pela fabricante. Há casos em que o superaquecimento do propulsor também faz com que essa luz acenda.

Ao ver que esse ícone apareceu no painel, estacione o veículo, pois continuar com o carro em movimento pode forçar ainda mais o motor e causar problemas piores.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *