Manutenção de carro: porque é tão importante
manutenção de carro

Manutenção de carro: porque é tão importante

Falhas mecânicas podem acabar acontecendo. Porém, se você investir na manutenção do carro preventivamente, os riscos de falhas são bem menores.

Realizar aquelas típicas revisões de férias no seu carro é muito importante. No entanto, mais importante do que isso é estabelecer uma rotina de manutenção preventiva.

quanto vale o seu carro na instacarro

Entenda a importância da manutenção de carro, algumas dicas para manter o seu veículo nos ‘trinques’ por mais tempo e o porquê tudo isso ajuda na hora de vendê-lo. Confira.

Importância da manutenção preventiva

Fazer a manutenção de carro apenas quando este sofre algum tipo de dano não é a melhor maneira de lidar com o seu automóvel. Isso aumenta as chances de panes inesperadas e pode até tornar a conta de um reparo mais alta do que seria originalmente.

Um histórico de manutenção valoriza o automóvel caso você queira vendê-lo. O comprador em potencial, ao analisar um carro bem cuidado, com certeza passará a ver a compra com outros olhos — melhores, no caso.

Mesmo sem a ajuda de um mecânico (ou, na pior das hipóteses, consultando o manual), é possível vistoriar alguns itens do automóvel que, por si só, já ajudam a reduzir as chances de uma dor de cabeça repentina. Confira abaixo algumas dicas e aqui informações mais detalhadas.

Bateria do carro

Sente que o motor está virando pesado na hora de dar a partida no carro? Esse é um claro indicativo de que a bateria do carro já está se aproximando do final da sua vida útil.

Pneus

Além de manter a direção alinhada e as rodas balanceadas, é importante cuidar da pressão dos pneus, obedecendo os valores estipulados pelo fabricante (que podem ser consultados no manual ou em etiquetas afixadas na carroceria).

Os pneus trazem ainda uma marcação chamada TWI, que são elevações nos sulcos que deixam bem claro quando o desgaste atingiu o nível máximo permitido por lei.

Fluídos

Controlar o nível dos fluídos do carro é uma boa maneira de identificar problemas antes que o automóvel deixe você na mão.

Uma regra básica é que tanto o nível do motor quanto o do líquido do arrefecimento e dos fluídos de freio e direção hidráulica precisam estar entre a marcação mínima ou máxima dos reservatórios ou, no caso do lubrificante do motor, da vareta de medição.

O nível abaixo do mínimo pode indicar a existência de uma vazamento e exigem uma visita ao mecânica para verificação.

Quando fazer a revisão do carro

Não necessariamente é preciso fazer a manutenção do carro na concessionária, embora essas revisões carimbadas no manual sejam fundamentais para conseguir um reparo gratuito de um eventual problema, no caso dos automóveis ainda em garantia.

Um bom indicativo de como proceder com a manutenção preventiva é seguir as orientações dos livretos de manutenção do veículo. Lá é possível consultar quando trocar determinados componentes e realizar ajustes no automóvel.

Caso o seu carro não tenha mais esse manual de manutenção, uma alternativa é consultar fóruns na internet ou os próprios sites dos fabricantes.

Mas, no geral, recomenda-se fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil km ou anualmente, nos casos de uso normal do veículo. No caso de automóveis de trabalho ou que rodam muito tempo no trânsito, o ideal é que uma revisão geral seja feito na metade dos prazos do uso regular.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *