Manutenção do carro após a garantia: como manter?
manutenção pós-garantia

Manutenção do carro após a garantia: como manter?

A manutenção automotiva é importante, principalmente após a garantia. Confira o que revisar: 

Se seu carro está próximo de sair do período de garantia, provavelmente você já esteja se perguntando como deve fazer com a manutenção do seu carro, e seguir para manter-se cuidando bem dele. Vale a pena continuar nos preços caros da concessionária ou apenas deixar pra arrumar quando der problema? 

cta blog venda seu carro

Ficar refém de manutenções caras não é uma boa opção, mas pior que isso é deixar para mexer no carro só quando ele apresentar problemas. O meio termo disso, que é a manutenção preventiva na rede de mecânicas independentes, é essencial para não ter dores de cabeça maiores. 

Passada a cobertura de fábrica, é imprescindível manter a manutenção em prazos fixos ou em até menores. A maioria dos veículos são projetados para rodar por 240.000 km, ou dez anos, ou seja, dentro desse prazo as manutenções devem ser mais “básicas”. 

Manutenção pós-garantia

Tendo em mente que é necessário as revisões pós-garantia, basta então saber o que de fato é necessário ter mais cuidado. Escolher um bom profissional para realizar a manutenção é o primeiro passo. Escolha oficinas por indicação ou faça na concessionária na qual já tem um relacionamento. 

Sendo assim, após o término da garantia quando for escolher a empresa que irá fazer a manutenção e cuidar do seu carro, é importante se certificar que ela tenha o ferramental necessário para realizar análises e testes no seu veículo. 

Quanto aos prazos, diminuir em 20% os intervalos de visita ao mecânico é uma boa alternativa. Normalmente, os veículos saem de fábrica com manutenções agendadas a cada 10.000 km rodados e garantia de três anos. As revisões pós-garantia devem acontecer a cada 8.000 km rodados ou quando o carro começar a apresentar algum problema. 

O que checar na manutenção pós-garantia?

manutenção pós garantia

Chegar informado na oficina sempre ajuda a entender melhor o que será feito no carro e até mesmo evitar gastos desnecessários. Antes de tudo, cheque o  Manual do Proprietário para saber o que deve ser trocado depois de determinado tempo ou km rodado. 

Existem alguns itens que possuem um roteiro básico de manutenção, como é o caso do óleo lubrificante e filtro do óleo; filtros de ar do motor e do ar-condicionado; fluidos do freio e da transmissão; velas; anéis; correia; sistema de injeção; mangueiras; discos e pastilhas; líquido de arrefecimento; e itens da suspensão, como amortecedores. 

Substituição de peças

Com o passar do tempo, tudo vai se desgastando, algumas coisas mais do que outras. Por isso, após o fim da garantia, ficar de olho nas peças do veículo é essencial para não ser pego de surpresa com a quebra de algo. 

Existem peças do mercado de reposição que não têm o mesmo tratamento do componente original, o que provavelmente reduzirá sua vida útil. Esse é o caso das borrachas, por exemplo, que são materiais caros e recebem um tratamento especial. Utilizar itens de qualidade ou originais é essencial para a saúde do veículo. 

Sistema elétrico

Quando for necessário realizar alguma manutenção que impacte o sistema elétrico, lembre-se de que é de extrema importância um cuidado especial com o aterramento do carro.  A cada revisão, os mecânicos desenterram os componentes, o que vai se tornando crítico com o envelhecimento do veículo. Se as conexões se desgastam e não estão boas, acabam gerando inúmeros problemas.

Revisões na concessionária

Apesar dos valores que pesam mais no bolso, realizar a manutenção preventiva na concessionária é uma boa ideia para quem gosta de segurança. Lá, a equipe já conhece seu veículo e algumas marcas possuem preços fixos para as revisões após os 60.000 km.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *