> Manutenção Automotiva > O que é Martelinho de Ouro e quando utilizar a técnica?

O que é Martelinho de Ouro e quando utilizar a técnica?

Uma pessoa com luvas de trabalho e macacão usa um martelo e uma ferramenta de metal para reparar ou moldar uma superfície metálica em um veículo em uma oficina, ilustrando artigo sobre martelinho de ouro

A técnica artesanal do martelinho de ouro desamassa seu carro sem nenhuma mudança na lataria ou na pintura, e pode ajudar a valorizar o modelo por um preço baixo e com agilidade.

Logo após uma chuva de granizo, é comum ver mecânicas e outros serviços de assistência automotiva anunciando o famoso martelinho de ouro.

A técnica é bastante popular e pode resolver pequenos amassados de forma rápida e barata, se tornando uma opção ideal para motoristas que querem preservar a aparência do veículo sem desembolsar muito dinheiro.

Mas você sabe como funciona o martelinho de ouro e em quais casos essa técnica é recomendada? Aqui, te explicamos tudo sobre o procedimento e ainda passamos as dicas de como buscar um serviço de qualidade.

O que é o martelinho de ouro?

O martelinho de ouro é uma técnica artesanal para reverter amassados ou pequenas deformações na estrutura metálica dos veículos, a chamada lataria do carro. 

A principal vantagem é que o procedimento não exige nenhuma troca de peças ou mudança estrutural do carro, já que age apenas no local danificado. Assim, além de ser um serviço mais simples e barato, resolve o problema rapidamente e ainda pode valorizar o veículo.

Como funciona o martelinho de ouro?

Os profissionais que dominam essa técnica, também chamada de funilaria artesanal, ficaram conhecidos como martelinhos de ouro. 

Em termos técnicos, o serviço consiste em um “repuxo por tração” na lataria do veículo, que força o amassado a voltar ao lugar original a partir de golpes cuidados.

Na prática, funciona assim:

  • Antes de tudo, os profissionais avaliam o dano e a possibilidade ou não de aplicar o martelinho de ouro;
  • Em seguida, usam ferramentas especializadas de metal e borracha, como martelos, ventosas e espátulas de diferentes tamanhos, para pressionar o amassado na parte de dentro da lataria. É como empurrar o amassado pela parte de dentro da estrutura;
  • Os movimentos aplicados nesse processo fazem a estrutura metálica voltar ao formato original, sem precisar de nenhum retoque adicional.

Quando procurar o martelinho de ouro?

No geral, o serviço do martelinho de ouro é recomendado para amassados e deformações na lataria do carro que não tenham causado problemas estruturais e nem danificado a pintura. A chuva de granizo, por exemplo. 

Isso porque o martelinho de ouro apenas reverte a deformação para o formato original, como se nada tivesse acontecido. 

Já se houver danos na pintura, em peças específicas ou estragos mais profundos, pode ser necessário substituir uma ou mais peças — ou até trocar a lataria. Nesse caso, o serviço mais recomendado é uma funilaria ou pintura especializada.

Além disso, se o dano for em um local específico da estrutura metálica, como em dobraduras, o martelinho de ouro sozinho pode não dar conta. Nesses casos, o profissional avalia a situação do estrago durante o serviço e pode ser necessário combiná-lo com alguma outra técnica.

Leia mais: Troca de óleo: tudo o que você precisa saber para o seu carro

Quais as vantagens de recorrer a essa técnica?

Como o martelinho de ouro não exige funilaria ou pintura, nem troca de peças, costuma ser um serviço rápido. Em alguns casos, fica pronto em cerca de 1 hora. Em comparação, outros procedimentos podem levar até três dias ou mais para saírem da oficina.

Pela agilidade e baixa complexidade, outra vantagem do martelinho de ouro é o baixo custo em comparação com outros métodos de funilaria. É possível realizá-lo por cerca de R$ 80 a R$ 100 por amassado. 

Além disso, como a técnica apenas retorna a lataria ao formato original, não exige a troca de peças, o que mantém o veículo 100% original. Isso evita a desvalorização em possíveis trocas ou vendas, além de não deixar marcas.

Inclusive, o martelinho de ouro é bastante recomendado na hora de valorizar um carro antes de vender, já que renova a aparência do modelo.

Como escolher um bom martelinho de ouro?

O procedimento exige profissionais qualificados e que dominem a técnica do martelinho de ouro. Para isso, vale buscar recomendações de colegas ou conhecidos que já realizaram o serviço.

Ainda, é possível perguntar diretamente na mecânica sobre a experiência do profissional, uma vez que existem cursos de formação e certificações nessa técnica.

Também vale sempre fazer o orçamento em pelo menos três locais diferentes. Alguns seguros de carro, inclusive, incluem a opção do martelinho de ouro em alguns pacotes.

Leia mais: Quais são os carros com alta desvalorização em 2024?

Quer vender o seu carro, mas não quer se preocupar com todas as burocracias da negociação? Afinal, nem todo mundo quer se preocupar com correr atrás do martelinho de ouro, fazer orçamentos e tomar uma decisão antes de fechar negócio.

Nesse caso, a InstaCarro te ajuda! Basta agendar uma avaliação conosco e anunciaremos seu veículo a milhares de lojistas. Em 24 horas, você recebe a melhor proposta e precisa apenas decidir se topa ou não. Se concordar, o dinheiro cai na conta rapidamente, sem mais burocracias.

Conheça mais sobre o InstaCarro e agende sua vistoria!

Guia de Preços da InstaCarro

Veja o preço real do seu carro no mercado

Clique aqui

Posts relacionados

correia banhada a óleo - Divulgação-Continental
Manutenção Automotiva

Correia banhada a óleo: entenda riscos e cuidados com essa tecnologia

Solução que prometia mais durabilidade e silêncio, mas que virou dor de cabeça para milhares de motoristas brasileiros, especialmente em modelos da Chevrolet. Saiba como identificar falhas, prevenir prejuízos e evitar problemas com esse tipo de sistema de sincronismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *