É possível dar a partida usando bateria auxiliar em carros elétricos?
partida auxiliar

É possível dar a partida usando bateria auxiliar em carros elétricos?

Saiba que é possível fazer a famosa partida auxiliar também nos carros elétricos. Veja o procedimento correto a seguir

Carros elétricos possuem muitas diferenças para os equipados com motor a combustão, que fazem com que a rotina de manutenção desses automóveis seja consideravelmente diferente.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Mais isso não significa que os carros movidos a bateria estejam livres de alguns problemas típicos de um carro comum. Um deles é a possibilidade de ficar sem bateria para dar a partida.

Quando se está em apuros, o motorista sempre busca a alternativa mais rápida e simples para se livrar do contratempo. Um desses procedimentos caso o carro em caso de falta de energia é tentar dar a partida usando uma bateria auxiliar.

Funcionamento de um carro elétrico

carro eletrico hibrido Volvo XC90 T8

Antes de saber se é possível fazer uma chupeta em carros elétricos é necessário entender um pouco de como esse tipo de automóvel funciona.

Ao contrário do que muita gente acredita, os carros elétricos têm duas baterias: uma de alta tensão, que é responsável por acumular a energia usada pelo motor de tração, e outra de 12V, similar à usada em modelos de carros convencionais, e que existe para manter itens como rádio, ar-condicionado e faróis em funcionamento.

Esse acumulador convencional é carregado na tomada e também por transferência de energia pela própria bateria do conjunto motriz. Mas se essa bateria de 12V estiver descarregada, não será possível dar a partida e nem mesmo iniciar a recarga da bateria de alta tensão. É aí que entra a partida auxiliar.

Certo. Mas então dá pra fazer a chupeta?

cabos de partida auxiliar em bateria de carro

Sim. Esse procedimento é possível e indicado no manual do proprietário dos carros elétricos. Para fazer a chupeta é necessário ter uma bateria auxiliar carregada. Ou utilizar um automóvel equipado com motor a combustão, que é o exemplo que daremos abaixo.

É bom saber um carro elétrico ceder energia para um convencional não é possível, pois a bateria de 12V desses modelos normalmente não tem capacidade para alimentar o automóvel a combustão.

Antes de ligar as baterias, certifique-se de que todos o carro que irá receber a energia esteja desconectado da tomada e com os seus equipamentos elétricos, como lanternas, faróis e rádios, desligados. O automóvel doador de energia também deverá estar desligado.

Com os carros desligados, use um cabo específico para fazer a ligação entre as baterias, ligando inicialmente a bateria do doador com a do receptor. O passo seguinte é conectar os polos negativos.

Dependendo do modelo, o fabricante orienta a ligar diretamente o polo negativo do doador com a do receptor de energia. Em outros, o polo negativo do doador deve ser conectado ao ponto de aterramento do receptor.

Dê a partida no carro bom e dê a partida no carro com a bateria ruim. Assim que o carro elétrico pegar, remova imediatamente os cabos das baterias, começando pelo cabo preto (negativo). Tome muito cuidado para não encostar no cabo vermelho. Em seguida, desconecte o cabo vermelho.

O que precede a perda de carga da bateria?

A bateria de 12V de um carro elétrico pode perder a carga se o carro ficar inativo por longos períodos, por uma falha no acumulador ou até por um outro problema no sistema elétrico. Por isso mesmo, é importante levar o seu automóvel para uma revisão depois de fazer o procedimento de partida com a bateria auxiliar.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *