Partida auxiliar: como fazer o procedimento correto?
cabos de partida auxiliar em bateria de carro

Partida auxiliar: como fazer o procedimento correto?

Se você já ficou ficou sem bateria porque esqueceu algum acessório ligado, saiba como fazer corretamente a partida auxiliar em um carro utilizando uma bateria auxiliar.

Seja numa emergência ou numa situação corriqueira de esquecer os faróis ligados com o carro estacionado, muito provavelmente você já se viu na situação desagradável de bater a chave na ignição e o carro não pegar. Como fazer a partida auxiliar nessa hora?

cta blog venda seu carro

O primeiro passo nessa situação é reconhecer que o veículo está emperrado por falta de carga na bateria e não por defeitos maiores. Se ao tentar pegar o motor chega a girar lentamente, pode ser indício de que a bateria do carro não está carregada o suficiente para fazer movimentar o motor.

Já se o que você ouve é apenas o clique do motor de arranque, o problema pode ser diferente. Para saber se é mesmo a bateria, a fabricante Moura recomenda o teste de ligar os faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente.

Mas em caso de bateria descarregada, evite fazer o carro pegar “no tranco”. Dependendo do veículo, pode causar problemas maiores como afogamento do motor, danos à transmissão e quando houver, até a possibilidade de rompimento da correia dentada, o que levaria a defeitos muito mais graves e uma necessidade de manutenção maior no carro.

Por isso, a melhor alternativa é utilizar um carregador ou utilizar uma bateria externa, ligada a outro automóvel ou não. Os procedimentos são parecidos, porém, alguns detalhes podem variar de veículo para veículo conforme instruções no manual de cada fabricante.

Como fazer a partida auxiliar usando outro veículo?

Considerando que a hipótese mais provável da partida auxiliar é a de usar outro automóvel para fornecer a carga, alguns cuidados prévios precisam ser tomados:

  • Os veículos não podem encostar um no outro. Caso contrário, uma corrente pode circular ao se conectar ao polo positivo;
  • A bateria do veículo sem carga deve estar conectada corretamente ao veículo. Se você a removeu ou a desligou por algum motivo, confira as conexões nos polos antes de dar seguimento;
  • A bateria do veículo fornecedora deve ter a mesma tensão (12 V) e amperagem igual ou superior à da bateria do veículo descarregada. Compare os valores nos rótulos de cada uma;
  • Os cabos auxiliares de partida devem ser apropriados para fazer a partida auxiliar, em boas condições e com o comprimento suficiente para manter os veículos afastados;
  • Nunca conecte os cabos auxiliares de partida incorretamente nem confunda o polo positivo com o polo negativo. Atente-se para o contato metálico satisfatório das garras (“jacarés”) conectadas aos polos;
  • Faça a operação de partida auxiliar somente em locais bem ventilados, pois, nesse procedimento pode haver a emissão de gases explosivos. Pelo mesmo motivo, não use celular enquanto faz a operação;
  • Antes de começar, certifique-se de que todos os consumidores de eletricidade em ambos os veículos estão desligados, como faróis, rádio, luzes internas e ar-condicionado. Embora, alguns manuais orientem a ligação de itens como o aquecedor da climatização para evitar sobrecarga (picos) de energia.

Sequência para conectar os cabos de partida auxiliar e executar a operação

(A) Confira se a ignição nos dois veículos está desligada.

(B) Verifique os polos das baterias e faça a ligação das garras dos cabos na seguinte ordem:

1 – Cabo vermelho no polo positivo (+) do carro com bateria descarregada;

2 – Cabo vermelho no polo positivo (+) da bateria do carro fornecedor de corrente;

3 – Cabo preto no polo negativo (-) da bateria do carro fornecedor de corrente;

4 – Cabo preto aterrado conforme manual da fabricante do carro com bateria descarregada. Geralmente, a recomendação é usar alguma peça maciça de metal parafusada firmemente ao bloco do motor ou no próprio bloco do motor, desde que o mais longe possível do polo positivo.

Observações: Não conecte a ponta do segundo cabo ao terminal negativo (-) da bateria descarregada. Uma faísca pode causar uma explosão dos gases que cercam a bateria. E, antes de ligar o motor no veículo fornecedor, inspecione os cabos da partida auxiliar para que eles não estejam perto de quaisquer peças giratórias como a ventoinha ou a correia de acessórios.

(C) Ligue o motor do carro fornecedor de corrente e deixe-o funcionando em marcha lenta.

(D) Ligue o motor do veículo com a bateria do veículo descarregada e espere no mínimo dois a três minutos até que o motor esteja funcionando regularmente. Deixe os motores funcionarem por alguns minutos depois disso.

Caso o veículo descarregado não ligue de primeira, não insista. Verifique as ligações, aguarde por volta de 1 minuto e tente novamente.

(E) Ainda com o motor do veículo fornecedor de corrente em funcionamento, remova os cabos de partida auxiliar exatamente na sequência inversa à ligação. Ficaria da seguinte forma:

  • Remover o cabo preto aterrado conforme manual da fabricante do carro com bateria descarregada;
  • Remover o cabo preto no polo negativo (-) da bateria do carro fornecedor de corrente;
  • Remover o cabo vermelho no polo positivo (+) da bateria do carro fornecedor de corrente;
  • Remover o cabo vermelho no polo positivo (+) do carro com bateria descarregada.

(F) Depois que o veículo com a bateria descarregada estiver funcionando regularmente e os cabos da bateria tiverem sido removidos, deixe-o funcionar em marcha lenta durante alguns minutos. Alguns veículos precisam desse tempo para que a central eletrônica do motor possa executar suas reprogramações de funcionamento, marcha lenta, entre outros.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *