Se você já ficou ficou sem bateria porque esqueceu algum acessório ligado, saiba como fazer corretamente a partida auxiliar em um carro utilizando uma bateria auxiliar.
Seja numa emergência ou numa situação corriqueira de esquecer os faróis ligados com o carro estacionado, muito provavelmente você já se viu na situação desagradável de bater a chave na ignição e o carro não pegar. Como fazer a partida auxiliar nessa hora?
O primeiro passo nessa situação é reconhecer que o veículo está emperrado por falta de carga na bateria e não por defeitos maiores. Se ao tentar pegar o motor chega a girar lentamente, pode ser indício de que a bateria do carro não está carregada o suficiente para fazer movimentar o motor.
Já se o que você ouve é apenas o clique do motor de arranque, o problema pode ser diferente. Para saber se é mesmo a bateria, a fabricante Moura recomenda o teste de ligar os faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente.
Mas em caso de bateria descarregada, evite fazer o carro pegar “no tranco”. Dependendo do veículo, pode causar problemas maiores como afogamento do motor, danos à transmissão e quando houver, até a possibilidade de rompimento da correia dentada, o que levaria a defeitos muito mais graves e uma necessidade de manutenção maior no carro.
Por isso, a melhor alternativa é utilizar um carregador ou utilizar uma bateria externa, ligada a outro automóvel ou não. Os procedimentos são parecidos, porém, alguns detalhes podem variar de veículo para veículo conforme instruções no manual de cada fabricante.
Como fazer a partida auxiliar usando outro veículo?
Considerando que a hipótese mais provável da partida auxiliar é a de usar outro automóvel para fornecer a carga, alguns cuidados prévios precisam ser tomados:
- Os veículos não podem encostar um no outro. Caso contrário, uma corrente pode circular ao se conectar ao polo positivo;
- A bateria do veículo sem carga deve estar conectada corretamente ao veículo. Se você a removeu ou a desligou por algum motivo, confira as conexões nos polos antes de dar seguimento;
- A bateria do veículo fornecedora deve ter a mesma tensão (12 V) e amperagem igual ou superior à da bateria do veículo descarregada. Compare os valores nos rótulos de cada uma;
- Os cabos auxiliares de partida devem ser apropriados para fazer a partida auxiliar, em boas condições e com o comprimento suficiente para manter os veículos afastados;
- Nunca conecte os cabos auxiliares de partida incorretamente nem confunda o polo positivo com o polo negativo. Atente-se para o contato metálico satisfatório das garras (“jacarés”) conectadas aos polos;
- Faça a operação de partida auxiliar somente em locais bem ventilados, pois, nesse procedimento pode haver a emissão de gases explosivos. Pelo mesmo motivo, não use celular enquanto faz a operação;
- Antes de começar, certifique-se de que todos os consumidores de eletricidade em ambos os veículos estão desligados, como faróis, rádio, luzes internas e ar-condicionado. Embora, alguns manuais orientem a ligação de itens como o aquecedor da climatização para evitar sobrecarga (picos) de energia.
Sequência para conectar os cabos de partida auxiliar e executar a operação
(A) Confira se a ignição nos dois veículos está desligada.
(B) Verifique os polos das baterias e faça a ligação das garras dos cabos na seguinte ordem:
1 – Cabo vermelho no polo positivo (+) do carro com bateria descarregada;
2 – Cabo vermelho no polo positivo (+) da bateria do carro fornecedor de corrente;
3 – Cabo preto no polo negativo (-) da bateria do carro fornecedor de corrente;
4 – Cabo preto aterrado conforme manual da fabricante do carro com bateria descarregada. Geralmente, a recomendação é usar alguma peça maciça de metal parafusada firmemente ao bloco do motor ou no próprio bloco do motor, desde que o mais longe possível do polo positivo.
Observações: Não conecte a ponta do segundo cabo ao terminal negativo (-) da bateria descarregada. Uma faísca pode causar uma explosão dos gases que cercam a bateria. E, antes de ligar o motor no veículo fornecedor, inspecione os cabos da partida auxiliar para que eles não estejam perto de quaisquer peças giratórias como a ventoinha ou a correia de acessórios.
(C) Ligue o motor do carro fornecedor de corrente e deixe-o funcionando em marcha lenta.
(D) Ligue o motor do veículo com a bateria do veículo descarregada e espere no mínimo dois a três minutos até que o motor esteja funcionando regularmente. Deixe os motores funcionarem por alguns minutos depois disso.
Caso o veículo descarregado não ligue de primeira, não insista. Verifique as ligações, aguarde por volta de 1 minuto e tente novamente.
(E) Ainda com o motor do veículo fornecedor de corrente em funcionamento, remova os cabos de partida auxiliar exatamente na sequência inversa à ligação. Ficaria da seguinte forma:
- Remover o cabo preto aterrado conforme manual da fabricante do carro com bateria descarregada;
- Remover o cabo preto no polo negativo (-) da bateria do carro fornecedor de corrente;
- Remover o cabo vermelho no polo positivo (+) da bateria do carro fornecedor de corrente;
- Remover o cabo vermelho no polo positivo (+) do carro com bateria descarregada.
(F) Depois que o veículo com a bateria descarregada estiver funcionando regularmente e os cabos da bateria tiverem sido removidos, deixe-o funcionar em marcha lenta durante alguns minutos. Alguns veículos precisam desse tempo para que a central eletrônica do motor possa executar suas reprogramações de funcionamento, marcha lenta, entre outros.