Você já ouviu falar que o motor diesel dispara? Entenda o que isso significa e como se prevenir para que não aconteça no seu carro
Provavelmente você já deve ter lido alguma notícia de algum carro a diesel que o motor disparou, causando um problema para o proprietário. Isso pode acontecer com qualquer carro que utilize o diesel como combustível. O motor dispara quando ocorre um funcionamento totalmente descontrolado do motor, causando um mar de fumaça em torno do carro
Se o veículo estiver em altíssima rotação tentar desligar, reduzir a velocidade ou a alimentação de combustível o carro é ineficaz. Já que ele irá continuar disparado até o momento que as capas das bielas se solarem e quebrem o bloco do motor.
O que leva o motor diesel a disparar?
Infelizmente, até os propulsores a diesel mais modernos estão sujeitos a disparar, pois o motor a com esse tipo de alimentação tem uma estrutura diferente dos outros conjuntos motrizes, como por exemplo o à gasolina.
Carros movidos a gasolina tem a queima de combustível controlada pela injeção de ar no sistema. Basicamente, quanto mais se acelera nesse tipo de carro, mais ar entra e mais combustível é injetado nas câmaras de combustão.
A história em motores a diesel muda, já que o controle da injeção é apenas do combustível, sendo a admissão do ar não controlada. Por tal razão, se algum problema possibilitar a entrada de óleo lubrificante na câmara de combustão, o propulsor vai disparar e só vai parar quando o óleo do motor acabar ou quando o motor quebrar totalmente.
Turbocompressor
Como sabemos, muitos projetos automotivos que rodam no Brasil são exportados de outros países, com uma realidade diferente da do dia a dia do brasileiro. Podemos pegar de exemplo o nosso trânsito. Com um tráfego lento, o motorista tem que acelerar e parar muitas vezes.
Esse tipo de rotina faz com que a passagem de óleo lubrificante pelo turbocompressor seja mais fácil chegando até os componentes de pós-resfriamento, se acumulando e apenas aguardando para fazer o motor disparar a qualquer atividade, seja em aceleradas ou em marcha lenta.
Outra forma do lubrificante passar pelo turbocompressor é por problemas na válvula PCV ou quando há um desgaste excessivo nos anéis raspadores de óleo, deixando passar óleo para o sistema.
Falha de comando
Quando o combustível chega em excesso para o propulsor, significa que há uma falha de comando. Em carros antigos, isso acontece por uma falha mecânica ou montagem errada, já em modelos mais modernos é devido a falha nos sensores que controlam a quantidade de combustível.
Combustível
Sempre utilize o melhor combustível em seu carro. A maioria dos motores a diesel atualmente exigem o diesel S10. Isso porque, o diesel S500 tem 50 vezes mais enxofre. Por isso, contamina o lubrificante o gás do cárter, prejudicando o trabalho da válvula PCV.
Além disso, outros fatores podem influenciar, como: abastecer com um diesel de má qualidade, ser agressivo na direção, não substituir o filtro de ar. Ou ainda, realizar manutenções erradas do nível do óleo lubrificante.
Como evitar o disparo do motor?
Algumas atitudes simples podem evitar um problema sério com seu carro a diesel. Faça a manutenção do filtro de ar e do nível do óleo lubrificante corretamente e dentro do prazo. Além disso, sempre utilize o combustível indicado no Manual do Proprietário.
Sendo assim, uma boa dica é atentar-se ao consumo de óleo e não deixe ultrapassar o limite de 0,8 litro a cada mil quilômetros. Quando levar seu carro para a revisão, peça para o mecânico verificar se há óleo acumulado no turbocompressor. Mas atenção, no dia a dia, não permaneça em marcha lenta por mais de 15 minutos de forma contínua.
E se disparar, o que fazer?
Se seu carro diesel foi levado ao colapso e disparou, a primeira atitude que você deve tomar é se proteger. Não tente desligar o veículo ou cortar o fluxo do combustível. Fazer isso pode gerar riscos altos de ferimento a você, como por exemplo ser acertado por uma biela em altíssima temperatura.
Por isso, saia do veículo o mais breve possível e se afaste a uma distância segura. Na sequência, ligue para mecânicos especialistas, pois estes sim saberão como resolver a situação. Tenha em mente que o carro está descontrolado e não vale a pena o risco de vida em tentar controlá-lo.