Dá para retirar blindagem de um carro?
carro blindado transferencia

Dá para retirar blindagem de um carro?

Será que é possível retirar a blindagem de um carro? Saiba mais sobre como é feito o processo (e o seu custo) a seguir

Infelizmente, devido ao problema crônico de violência em nosso país, a instalação da proteção balística em automóveis é um segmento que não para de crescer por aqui. Mas será que é possível retirar a blindagem de um carro?

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

A resposta é sim. Mas esse processo de desblindagem não é nada simples e também tem um custo elevado, que chega a ser igual ou até mais alto que o da blindagem.

Não se trata apenas da retirada de mantas, vidros e chapas de aço balístico. Na desblindagem é necessário desmontar todo o interior do automóvel e realizar a substituição de diversos componentes que foram modificados para a instalação da blindagem, como peças de acabamento plástico e até os mecanismos de acionamento dos vidros elétricos.

Todos esses componentes precisam ser substituídos por componentes padrão. Sem contar toda a mão de obra necessária para a desmontagem e montagem e os testes do automóvel para garantir que todo esse processo foi realizado de maneira adequada, preservando o correto funcionamento dos sistemas e equipamentos.

Os vidros

Outra questão sobre a desblindagem são os vidros. O problema da substituição dos vidros blindados pelos originais está nos buracos que surgiram entre o vidro e o acabamento, já que o painel e a forração foram cortados para acomodar o vidro de maior espessura.

CARROS BLINDADOS

Nesses casos, a solução é a remoção da camada interna do vidro (a lâmina de policarbonato), que mantém o vidro quase com a mesma espessura que tinha no modelo original. Os custos e o tempo para esse serviço tendem a ser os mesmos gastos para recuperar um vidro delaminado, por exemplo. 

Documentação

Mesmo com toda a dificuldade e gasto você ainda pretende tirar a blindagem? Lembre-se então que é preciso regularizar a documentação do veículo e retirar a modificação assim que terminar o serviço. 

Segundo o Detran, qualquer modificação das características de um veículo deve ser precedida de autorização do órgão de trânsito, conforme determina o art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Nesse aspecto, as modificações permitidas estão previstas na Tabela do Anexo da Resolução Contran nº 292/2008, com redação dada pela Portaria Denatran nº 38, de 2018. 

A retirada de blindagem é legal, segundo o item 7 desta tabela, e requer a obtenção de um Certificado de Segurança Veicular emitido por uma instituição técnica licenciada após inspeção de segurança do carro. Além disso, deve ser retirada do campo Observações do CRLV a informação de que o veículo é blindado.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *