Revisão de 30 mil km: o que conferir?
revisão 30.000

Revisão de 30 mil km: o que conferir?

O que conferir na revisão de 30 mil km rodados? Apesar das particularidades entre as marcas, confira o que é mais comum

Manter o carro em dia é essencial para garantir sua segurança e seu conforto na hora de dirigir. Para isso, existe um cronograma de revisão veicular, que compete manutenções preventivas. Essas manutenções acontecem, normalmente, a cada 10.000 km rodados. 

Entre elas, está a revisão 30.000 km rodados, fundamental para o bom funcionamento do veículo e aumentar a vida útil do motor. A manutenção normalmente é rápida, durando aproximadamente duas horas. Tem dúvida do que o mecânico irá olhar no seu carro? Veja abaixo algumas dicas e quais são os principais itens checados na revisão 30.000 km:

Homem anotando revisão 30.000 carro

Troca do óleo do motor

Alguns itens têm a necessidade de troca periódica para não acabar afetando de forma negativa outros componentes do carro. Esse é o caso do óleo do motor, que é responsável pelo bom funcionamento de qualquer veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. O óleo lubrifica e protege das partes móveis do propulsor, reduzindo assim o atrito e minimizando o desgaste das peças do conjunto motriz. 

Troca do filtro de combustível

Como o próprio nome já diz, o filtro de combustível é responsável por impedir que todas as impurezas presentes no combustível, que vão desde ferrugem até poeira, cheguem ao motor por meio da bomba e bicos injetores. Com o tempo, a ação do filtro de combustível vai perdendo força, causando problemas no sistema de injeção caso não seja trocado. 

  1. Troca das velas

O principal papel das velas de ignição é a geração da faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. Por meio dessa explosão, os pistões são impulsionados, gerando assim movimento do propulsor.

Se não for realizada a manutenção preventiva das velas, os itens não conseguem queimar o combustível no tempo correto, causando assim perda de desempenho e aumento do consumo.

Troca do filtro de ar do motor 

O filtro de ar do motor evita que as impurezas do ar cheguem até a câmara de combustão do propulsor, reduzindo assim o desgaste de pistões e bielas, além de ajudar a diminuir o consumo de combustível. Quando o filtro já está no seu limite de uso, ele começa a apresentar sinais, tais como aumento no consumo. Isso porque quando há acúmulo de sujeira no filtro, as impurezas chegam ao motor, desgastando assim suas peças prematuramente.

Troca do fluído de freio

Esta troca é essencial para a segurança do seu veículo, pois está ligado diretamente à ação dos freios. O fluído de freio é um líquido responsável por conduzir a pressão entre a ação do motorista (pisar no freio) e os discos que realizam a frenagem do veículo. Além disso, ele lubrifica as peças de todo o sistema. 

Porém, com o passar do tempo, o fluido de freio absorve umidade do ar e vai se diluindo, tornando-se “aguado” e perdendo sua composição original. Daí, começa a se formar bolhas e as falhas se tornam comuns ao pisar no freio, causando alto risco de acidente.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *