Veja o que conferir na revisão de 10.000 km do seu carro
revisao de 90.000 km manutenção

Veja o que conferir na revisão de 10.000 km do seu carro

Os 10.000 km marcam a chegada da primeira parada de manutenção programada de um veículo; saiba quais são os serviços realizados

Não é só o status de comprar um carro novo. Muita gente prefere um carro zero quilômetro sob a justificativa de que não quer ter dor de cabeça com a manutenção de um veículo.

cta blog venda seu carro

Mas por se tratar de uma máquina, sempre chega a hora de fazer de fazer a primeira revisão. E na grande maioria dos carros de passeio vendidos no mercado brasileiro esse prazo chega ao fim de 10.000 km ou um ano de uso.

O conteúdo de serviços e peças trocadas varia de acordo com o modelo ou marca. Mas a relação está presente na documentação técnica do veículo e no site dos fabricantes. Na internet é possível consultar ainda o preço que será cobrado na concessionária.

O veículo é praticamente novo nesta primeira parada para manutenção. Por isso mesmo, em linhas gerais, é feita basicamente apenas a troca de óleo do motor e filtros.

Além disso, acontece a verificação do funcionamento de equipamentos como o sistema de som e ar-condicionado, além da vistoria geral do veículo, com reaperto nos parafusos da suspensão e regulagem do freio de estacionamento.

É feito ainda o controle de nível dos fluídos, como o líquido de arrefecimento, do reservatório do limpador e da direção hidráulica.

Carros elétricos

revisao de 10000 km carro eletrico

No caso dos carros elétricos – que obviamente dispensam a troca de óleo e filtro – essa lista de serviços realizados na revisão de 10.000 km se restringe, basicamente, à verificação do funcionamento dos sistemas do veículo.

No caso de um Renault Zoe E-Tech, por exemplo, a revisão de 10.000 km tem um custo de R$ 245,36. O plano de serviços inclui a verificação de 30 pontos e uma varredura eletrônica do sistemas, a checagem dos sistemas de freios e a troca do filtro de ar da cabine.

Alinhamento e balanceamento

revisao de 10000 km alinhamento

Curiosamente, apesar de ser uma recomendação dos fabricantes de pneus, os serviços de alinhamento e balanceamento e rodízio geralmente são cobrados à parte.

Apesar disso, aproveite a parada para a revisão para realizar esses serviços, já que eles são fundamentais para garantir a durabilidade dos pneus e dos componentes do sistema de direção e suspensão.

Considerações

revisao de 10000 km manutencao

Pode parecer besteira pagar para realizar um conjunto de serviços tão simples numa concessionária. Mas existem alguns bons motivos para isso.

O primeiro deles está relacionado ao custo. Boa parte dos fabricantes não cobram a mão de obra na revisão de 10.000 km, o que torna o valor do serviço competitivo frente às oficinas independentes.

O outro está ligado à garantia: já virou um padrão no mercado brasileiro os fabricantes oferecerem uma cobertura de pelo menos três anos para o veículo.

O que nem todo mundo sabe é que este prazo está condicionado ao cumprimento do plano de manutenção. Ou seja: quem deixa de fazer a revisão dentro dos prazos estipulados pelo fabricante perde a garantia do carro.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *