Revisão de 60.000 km: o que conferir?
manutenção automotiva como economizar combustível em viagens

Revisão de 60.000 km: o que conferir?

O que olhar em um carro na revisão de 60.000 km rodados? Apesar das particularidades entre as marcas, confira o que é mais comum

Qualquer carro, independente da marca ou modelo, necessita de cuidados com o passar do tempo. Assim como qualquer máquina, para sua função ser cumprida com rigor é necessário passar de vez enquanto na oficina e ver se está tudo certo com seus componentes. 

Além dos benefícios para o usuário do carro, um carro que realizou todas as revisões necessárias é um produto melhor no mercado para a revenda, tendo uma depreciação menor do que aqueles carros largados.

Como funciona a revisão de 60.000 km?

A revisão é uma bateria de exames que verão como está a saúde do seu carro, um processo muito parecido com o check-up feito em nós, seres humanos. Por isso, o profissional irá observar o estado de conservação e funcionamento dos componentes e dos sistemas do seu automóvel, sejam mecânicos ou elétricos.

Depois disso, se houver alguma falha ou problema que pode piorar futuramente, o mecânico te comunicará sobre isso e te passará os próximos passos que devem ser tomados para não piorar a questão. 

Ao chegar aos 60.000 km rodados, um carro já está com uma série de itens desgastados e propensos a dar problemas, que são naturais, já que nada é feito para durar para sempre. Se você realizou corretamente as revisões de 10.000 km, 20.000 km e 40.000 km rodados, a partir dos 60.000 km você precisará se preocupar com as seguintes questões: 

Correias

correia dentada revisão

Todo carro possui variados tipos de correias, sendo que cada uma tem uma função diferente no conjunto motriz. Uma das mais importantes é a correia dentada. Se está quebrada, o motor ficará dessincronizado, desordenando assim os pistões, válvulas, bielas e cabeçote. Uma correia dentada com problema ou desgastada faz com que o propulsor pare de funcionar imediatamente. 

Embreagem na Revisão de 60.000 km

Um dos principais sistemas dos carros manuais é a embreagem, composta pelo platô, disco e rolamento de embreagem, além do atuador hidráulico. O componente liga o motor às engrenagens que, por sua vez, estão ligadas às rodas. 

Basicamente, quando o condutor pisa no pedal da embreagem, ele “desconecta” o motor das engrenagens. Por ser de extrema importância para o funcionamento de qualquer carro com câmbio manual, a manutenção é importante depois dos 60.000 km rodados. 

Limpadores de Para-Brisa

A verificação dos limpadores de pára-brisa é muitas vezes desconsiderada na hora da revisão, mas eles são itens indispensáveis para a segurança de um automóvel. Por isso, mantê-los funcionando corretamente é fundamental para uma boa visibilidade para o motorista.

Posts relacionados

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Um hatch compacto com motor turbo eficiente, design moderno e tecnologias essenciais para o dia a dia. O Citroën C3…
Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

O curso de reciclagem de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma exigência legal no Brasil para motoristas que acumulam…
Checklist: o que fazer antes de vender seu carro usado

Checklist: o que fazer antes de vender seu carro usado

Vender um carro usado parece difícil para alguns, mas com planejamento e atenção aos detalhes, você pode aumentar o valor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *