Rodízio de pneus: Como e quando fazer?
rodizio de pneus - homem conferindo banda de rodagem de pneus

Rodízio de pneus: Como e quando fazer?

Você sabia que é preciso fazer rodízio de pneus do seu carro? Entenda como ele é feito, quando deve ser realizado e sua importância

Todas as formas de economizar com a manutenção automotiva são bem vindas, principalmente quando estamos em um ambiente onde tudo custa muito caro, como na situação econômica brasileira atual. 

cta blog venda seu carro

Uma forma de cuidar melhor do seu dinheiro e do seu carro é realizar o rodízio de pneus. Cuidar bem dos pneus é de extrema importância pois estes itens estão ligados diretamente com a segurança do veículo. Além disso, é bom lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inciso XVIII, condena como infração de trânsito dirigir o veículo em mau estado de conservação.

Além de pôr em risco a sua vida e outras pessoas, deixar para cuidar dos pneus pode sair muito caro, já que itens novos subiram bastante de preço. Quatro pneus para um veículo simples ou popular é vendido no mercado pela média de 700 reais, fora o estepe.

O que é o rodízio de pneus? 

Basicamente, o rodízio de pneus é quando você altera o local e a posição original em que o pneu está montado desde a fábrica. Isso é indicado porque os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente. 

rodizio de pneus - homem conferindo banda de rodagem de pneus

Por exemplo, os pneus frontais carregam mais de 60% do peso do automóvel. Por isso, consequentemente, esses componentes sofrerão um desgaste maior e mais rápido do que os traseiros. A forma de condução também interfere diretamente na vida útil do pneu. 

As conversões que fazemos à esquerda são realizadas a uma velocidade maior do que quando convergimos para a direita. Logo, essa atitude faz com que mais carga seja colocada do pneu dianteiro direito, resultando em um desgaste maior e mais rápido quando comparado com o pneu dianteiro esquerdo. Ao realizar o rodízio, você iguala esses desgastes que ocorrem de maneira diferente em determinados setores do carro. 

Quando realizar o rodízio de pneus?

Normalmente, alguns modelos trazem em seu Manual do Proprietário quando e como deve ser realizado o rodízio de pneus. É comum que o procedimento seja realizado entre cinco e dez mil quilômetros percorridos.

revisao de 10.000 km manutenção

Além da quilometragem, vista no hodômetro, aquela verificação visual também é interessante. Há pessoas que rodam bastante, logo o desgaste pode ser mais acentuado em um período menor que o indicado pela montadora. Por isso, compare o desgaste entre pneus dianteiros, traseiros e suas respectivas laterais. Caso você seja mais esquecido, uma dica é sempre que for realizar a troca de óleo também faça o rodízio de pneus. 

Como fazer o rodízio?

Quando for a hora de realizar o rodízio, a instrução inicial é que os pneus dianteiros tenham suas posições trocadas com os pneus traseiros. Mude apenas a localização e não os lados, logo, um pneu que dianteiro esquerdo deve mudar para traseiro esquerdo. 

rodizio de pneus - homem trocando pneus

Esse procedimento é um processo geral, por isso, alguns veículos com diferença de tamanho nas rodas deverão seguir outros processos, que devem ser verificados por um mecânico de confiança.

Depois de realizar o rodízio, verifique se há alguma alteração nos pneus, para evitar que o carro possa apresentar instabilidade ao dirigir. O ideal é que junto com o rodízio seja feito o alinhamento. Além disso, é necessário verificar e balancear as rodas, para minimizar qualquer alteração de quando a troca do pneu foi feita.

Como visto, para fazer um rodízio bem feito, é necessário deixar o carro alguns dias na oficina mecânica, por isso, se programe para a realização da manutenção. Quanto ao custo, saiba que mesmo somando todos os procedimentos necessários, o rodízio sairá bem mais em conta do que comprar pneus novos. 

Quando devo fazer o rodízio de pneus ou trocá-los? 

Assim como qualquer procedimento automotivo, o rodízio de pneus não é algo que deve ser realizado para sempre. Todos os pneus comercializados possuem entre seus sulcos uma pequena elevação de borracha que ajuda a saber o desgaste do item. 

rodizio de pneus - home conferindo banda de rodagem de pneus

Quando essa indicação chamada de TWI (Tread Wear Indicator) é atingida, significa que os sulcos chegaram ao seu limite de 1,6 milímetro, e para cumprimento da lei e segurança do carro, é hora de trocar os pneus. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

2 Comments

  1. ARLEY M CRUZEIRO

    Qual a procedimento do rodízio para carros com tração AWD

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Nestes casos, só colocar os da frente para trás, sem cruzá-los (por exemplo, só traseiro esquerdo no lugar do dianteiro esquerdo e traseiro direito no lugar do dianteiro direito).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *