Saiba como escolher pneu para o seu carro
escolher pneu

Saiba como escolher pneu para o seu carro

Está precisando fazer a troca mas não sabe como escolher pneu? Aproveite para tirar todas as suas dúvidas aqui

Se você tem um automóvel, uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde você terá que trocar os pneus dele. Mas apesar de ser uma manutenção recorrente, muita gente ainda tem dúvidas a respeito de como fazer a melhor escolha.

cta blog venda seu carro

Para te ajudar nisso, vamos explicar passo a passo sobre cada detalhe fundamental para escolher pneu corretamente, dentro do que pede seu carro, bolso e perfil de uso.

Qual é o momento certo para a troca?

O pneu não precisa estar careca para você saber que chegou a hora de escolher um substituto. Para isso, eles contam com o TWI (Tread Wear Indicator), que indica por ressaltos nos sulcos quando foi atingida a profundidade mínima de 1,6 mm permitida por lei.

Claro que algumas atitudes do condutor, como arranques e freadas bruscas, podem fazer com que esse tempo de desgaste se torne prematuro. 

Por isso é tão importante examinar com frequência o indicador TWI. Não custa nada lembrar que um pneu careca (ou quase careca) afeta muito o comportamento do veículo, com aumento do risco de derrapagens e aquaplanagens.

escolher pneu pneu gasto

Especificações técnicas

As informações e especificações referente aos pneus que devem equipar seu veículo vem escrito na lateral do próprio pneu. É possível consultar essa informação também no manual do proprietário ou em etiquetas na lataria.

Mas você sabe decifrar o código das especificações? Vamos usar o exemplo da inscrição P 185/65R14. O primeiro “P”, por exemplo, indica para que tipo de carro o pneu serve. 

O código P é usado para carros de passeio; o LT para caminhões leves e alguns utilitários esportivos; o ST para reboques e motor-homes; e o C para veículos de porte grande, como caminhões, vans e picapes. 

O 185 significa a largura do pneu. Já o 65 é o índice obtido pela divisão do número de largura pela altura nominal do pneu. A letra R na sequência significa que o pneu tem uma estrutura radial, enquanto o 14 é o número referente ao aro. 

O 86 é o índice de carga suportado pelo pneu, que segundo uma tabela padronizada indica que o componente aguenta 530kg.  Por último, temos a letra T que significa a velocidade máxima para esse tipo de pneu, que é de 190 km/h. 

Outros detalhes importantes

Os pneus que podem ser exportados para os Estados Unidos trazem também o índice treadwear, que varia entre 60 e 620. Quanto maior o número, maior será a durabilidade do pneu.

Outro elemento que pode ajudar você a escolher pneu é a etiquetagem do Inmetro, que avalia o nível de ruído, desempenho em pista molhada e a resistência à rodagem.

Não são apenas os projetos de veículos elétricos que contribuem para a redução de emissão de CO2. Fabricantes de pneus também estão buscando soluções para esse problema, que tem ligação direta com o consumo de combustível. 

Os chamados “pneus verdes” são produtos mais tecnológicos, que possuem em sua composição substâncias renováveis, que geram menos atrito e redução da resistência ao rolamento.

O custo de compra de um pneu verde é mais alto do que o de um pneumático tradicional. Esse custo inicial, porém, retorna para o bolso do motorista conforme ele roda com o veículo.

Isso porque os pneus verdes têm impacto direto no consumo veicular por proporcionar uma rodagem mais livre, logo, gerando uma menor demanda por combustível. 

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *