Saiba qual o momento de trocar amortecedor do carro
amortecedor

Saiba qual o momento de trocar amortecedor do carro

Componente fundamental do sistema de suspensão, o amortecedor dá sinais claros da necessidade de troca; saiba mais a seguir

Ao se questionar qual a peça mais importante da mecânica de um carro, provavelmente, o motor será o escolhido. No entanto, devemos saber que há outras peças tão fundamentais quanto, e que devem estar em um ótimo estado para não prejudicar a dirigibilidade do veículo. E uma delas é o amortecedor.

quanto vale o seu carro na instacarro

O componente é responsável por controlar a oscilação provocada pelas molas ao passar por irregularidades na pista, ao mesmo tempo permitindo que os pneus permaneçam sempre que possível em contato com o solo. Com isso, garantindo que o veículo permaneça em condições ideais de conforto e comportamento dinâmico.

Quando devo trocar o amortecedor?

Toda revisão periódica do seu carro deve incluir a verificação dos componentes do sistema de suspensão. Embora se fale muito em uma quilometragem ideal para trocar o amortecedor, a verdade é que ela varia bastante de acordo com as condições de rodagem do automóvel.

Por isso mesmo, é importante ficar atento às alterações de comportamento do veículo. O seu carro parece estar “pulando” mais do que antes ou está instável em curvas ou desvios bruscos de trajetória? Pois esses são alguns dos sinais claros de problemas com o componente.

A suspensão, com certeza, “avisará” o motorista caso haja algum problema. No pior dos casos, até mesmo alguns ruídos poderão ser escutados vindos da mecânica do carro. Um amortecedor cansado geralmente terá também marcas de vazamento do seu fluído hidráulico.

Vale destacar também a importância de, sempre que possível, optar pelo componente novo no lugar do amortecedor recondicionado. Apesar de existirem empresas qualificadas que realizam esse tipo de procedimento, esse controle de qualidade e de procedência é muito difícil de ser feito. Sem contar que a durabilidade do produto é inferior ao do novo.

Dicas para aumentar a vida útil de um amortecedor

Como dissemos mais acima, a vida útil do amortecedor de cada roda está associada principalmente ao uso dado ao veículo. Por isso mesmo, a mudança de alguns hábitos ajuda a prolongar a durabilidade do componente.

Pode parecer difícil por conta do estado de muitas ruas e estradas brasileiras. Mas evitar os impactos em buracos é fundamental para garantir a vida útil do componente.

É fundamental também evitar trafegar com sobrecarga no automóvel, algo que afeta o sistema de suspensão e outros componentes do automóvel. Por fim, sempre que necessário faça o balanceamento das rodas.

Posts relacionados

BYD Seal consegue unir beleza, tecnologia, eletrificação e desempenho em um só carro

BYD Seal consegue unir beleza, tecnologia, eletrificação e desempenho em um só carro

Com um design elegante e tecnologia de ponta, o BYD Seal impressiona pelo desempenho e pela autonomia, sendo uma escolha…
Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Um hatch compacto com motor turbo eficiente, design moderno e tecnologias essenciais para o dia a dia. O Citroën C3…
Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

O curso de reciclagem de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma exigência legal no Brasil para motoristas que acumulam…

One Comment

  1. Robson Silva

    Ótimos esclarecimentos. Tudo colocado de forma simples, dinâmica e objetiva, além de texto muito correto e qualidade das informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *