Carro elétrico dá choque em alagamentos?
carro elétrico dá choque

Carro elétrico dá choque em alagamentos?

Água e eletricidade não combinam, certo? Mas um carro elétrico dá choque em alagamentos? Confira a resposta aqui!

Existe uma grande desconfiança e dúvidas de parte da população a respeito dos carros eletrificados.

cta blog venda seu carro

Uma das principais sobre o assunto, de certa forma um mito, é se carro elétrico dá choque em alagamentos. A resposta, claro, é não!

Porém, sabe aquela velha história de não tentar atravessar áreas onde a água já está na altura da metade da roda? Isso vale também para veículos eletrificados. 

Em comparação com os carros a combustão, os elétricos possuem ainda mais atributos de segurança quando o assunto é segurança em alagamentos. A vantagem mais simples é que um EV (Electric Vehicle) não tem escapamento para aspirar água nessas situações, por exemplo.

Carro elétrico dá choque? Selagem total!

Graças a sua estrutura, as baterias e o motor de um carro elétrico são totalmente selados, assim como a bateria de um relógio ou de um celular com certificação à prova de água. Ou seja, não há risco de curto-circuito ou algo do tipo ao transpor uma área alagada.

Porém, assim como qualquer veículo, os elétricos possuem outros componentes que podem ser danificados pela água. Entram nessa lista qualquer equipamento eletrônico, como central multimídia e faróis, por exemplo. Além disso, em um alagamento, carpete e bancos também serão danificados e precisarão ser trocados.

Além da selagem a respeito do risco de contato com a água, os carros elétricos também possuem um complexo sistema de segurança para evitar o vazamento de tensão e consequentemente choques. A corrente é completamente cortada em caso de acidentes ou se o veículo identificar a entrada de água.

Carros híbridos

Os carros híbridos têm um motor de combustão interna e um motor elétrico. No caso de passar por um alagamento, os riscos ao motor a combustão são os mesmos de um carro comum.

carro elétrico dá choque

No entanto, caso você esteja em um eletroposto carregando o veículo e começar a chover forte, não tire o plugue do carro, pois a água conduz energia e seu corpo pode receber uma descarga elétrica.

Carro a combustão em alagamento

Ao contrário do que se acha, não são os carros elétricos os “piores” em alagamentos, mas sim os a combustão. Alguns arriscam a passar bem devagar, o suficiente apenas para que a água não entre pelo escapamento.

carro elétrico dá choque

Mesmo assim, nada garante que consiga chegar ao local seco. Se tudo der errado e a água entrar no sistema, ao contrário de um EV, nada é selado e todo o sistema será danificado por completo. 

Cuidados em alagamentos

A primeira dica ao enfrentar um alagamento é que ele só pode ser enfrentado se estiver com o nível abaixo da metade da roda, para que não haja perda de contato do veículo com o solo. Inclusive, esse contato com o chão, no carro elétrico, pode ser mais certeiro, já que este tipo de veículo é mais pesado.

carro elétrico dá choque

Recuperação do carro

Em um carro elétrico, caso ele fique submerso, a chance de recuperação é maior do que de um carro a combustão. Isso porque seu motor é selado e protegido, já no caso de outros veículos há a possibilidade de fundir o motor. Só é preciso lembrar que a chance de recuperação diminui caso a água tenha entrado na cabine do motorista.

carro elétrico dá choque

Bônus: Carro elétrico é mais fácil incendiar?

Já que estamos falando de água, vamos te informar agora um pouco sobre o elemento inverso: o fogo. Será que um carro elétrico é mais fácil de incendiar? Essas especulações surgiram porque, no começo da indústria de carros elétricos, alguns modelos pegaram fogo. 

A tecnologia de lá para cá avançou muito, embora, panes podem ocorrer até em carros luxuosos. Em situação de alagamento, onde o carro está submerso, se houver risco de comprometimento da bateria, o fluxo de energia da bateria até o motor é interrompido de imediato. 

Isso acontece devido ao sensor de impacto e ao sistema de detecção de falhas, que é responsável em verificar se o sistema de alta voltagem está isolado da carroceria do carro. Quando o isolamento for rompido, o sistema de detecção de falhas corta o fluxo de energia na mesma hora. Esse mesmo sistema também evita problemas como explosões.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *