O painel está todo aceso e você não consegue dar partida no motor de maneira alguma? Será que o motor está fundido? Saiba mais a seguir
Colocou a chave na ignição e deu a partida, mas nada aconteceu? Pode ser um sinal de problemas sérios com o propulsor do seu carro, inclusive um motor fundido. Algo que é indicado com muita antecedência pelo automóvel.
Se você não percebeu os indicativos e sintomas que o carro vinha oferecendo, nesse momento o que restou foi um grande prejuízo. Que poderia, sim, ter sido evitado. Afinal, o que significa motor fundido? Na prática, significa que a peça fundamental para o funcionamento do seu carro está travada e não funciona mais.
Depois que isso acontece, o ideal é procurar uma oficina mecânica de confiança para identificar a dimensão do problema. Em alguns casos, é necessária a troca e retífica de alguns componentes. Ou mesmo a troca completa do motor.
Para você entender tudo isso e se preparar melhor, vamos explicar aqui sinais que o seu carro emite quando algo de errado está acontecendo no motor.
Luzes de verificação no painel
Se você quer saber o que é motor fundido, saiba que esse é um dos sinais mais clássicos de que algo de errado está acontecendo com o seu veículo.
Seja a clássica luz de injeção acesa (indicada pelo desenho de um motor, na cor amarela) ou aquela que indica problemas no sistema de lubrificação (vermelha, aparentando um recipiente de óleo), ambas exigem atenção imediata do condutor com uma visita ao mecânico.
Barulhos e ruídos
Desgastes em peças e componentes que estão alocados debaixo do capô do seu carro são os responsáveis por emitir barulhos e ruídos que assinalam problemas.
Se você identificar uma alteração de som no cano de escape, também pode ser um sinal que poderá fundir motor. Seja como for, ao perceber barulhos estranhos, leve o seu carro a uma oficina mecânica e evite prejuízos!
O motor apresenta instabilidade
Um motor que está apresentando problemas, via de regra, não se comporta de maneira constante. Começa a engasgar, falha e trepida durante a direção.
Nesses casos, uma série de itens precisam ser verificados para evitar que o motor possa fundir. Por isso, levá-lo à oficina é o primeiro passo.
Marcas de óleo são visíveis no chão
Se, ao deixar o seu veículo parado, você percebe que marcas de manchas de óleo aparecem no chão, debaixo do motor, esse é um sinal de vazamento.
E isso não é bom: trafegar com o nível baixo de óleo provoca o atrito entre as peças do componente — o que causa o superaquecimento do motor. Via de regra, os vazamentos acontecem nos retentores e nas arruelas do cárter ou do bujão. Fique de olho nisso.
Odores repentinos dentro do veículo
Ccaso sinta algum odor diferente dentro do carro, de fumaça ou óleo queimado, não espere para procurar uma oficina mecânica.
A dica é que alguns cheiros, como o do catalisador ou odores externos, são bastante diferenciados dos que você sente quando existe um problema no seu motor. A intensidade é bastante marcante!
O consumo de combustível aumenta
Alterações no consumo de combustível podem acontecer por vários motivos, mas, de modo geral, elas se dão por uma falha no processamento do componente pelo motor do carro.
Principalmente quando associado à perda de potência e instabilidade do motor, o aumento no consumo é um sinal grave de problemas Por isso, inclusive, é importante estar atento à qualidade do combustível que você abastece no seu carro. A alteração desse insumo também pode causar problemas graves no motor.
Perda de potência
Se os componentes do seu veículo não estão funcionando de forma adequada, o motor precisa fazer mais força para trabalhar. Portanto, se o motor perde potência e começa a engasgar enquanto você dirige, é hora de procurar uma oficina mecânica.
Fique de olho também no nível da água: se ele estiver baixo, isso pode causar um superaquecimento e uma perda de potência, fundindo o motor rapidamente.
Fumaça “colorida” no cano de escape
Quando o seu carro apresenta a emissão de fumaça no cano de escape, não a ignore. Falhas em diversos componentes podem causar a evasão de diferentes tipos de gases, capazes de levar o motor a fundir. Quanto a isso, observar cor da fumaça é a melhor maneira de identificar o problema:
Fumaça branca
- Se vier acompanhada de falhas, e sinal claro de que o líquido de arrefecimento está vazando para dentro dos cilindros do motor.
Fumaça preta
- falhas na injeção de combustível;
- defeito nos sensores;
- problemas no filtro de ar;
Fumaça azul
- desgaste nos anéis do pistão;
- problemas na vedação das válvulas;
A correia dentada costuma não dar muitos sinais, mas merece uma atenção especial a cada revisão, sendo trocada a cada 50 mil quilômetros rodados. A função dessa peça é manter o motor do carro funcionado — mas, se ela quebrar ou “pular um dente”, o motor trava e pode fundir na hora, causando um grande prejuízo.
3 Comments
São bem , instrutivos as dicas isso é sinal que tem bastante experiência em ramo automotivo.
Boa tarde meu nome é Janerildo, tenho uma meriva 2007 1.8 Flex e a alguns dias quando estou trafegando com ele na cidade e motor esquenta ao pisar na embreagem para trocas marcha ele afoga o que deve ser.
Obrigada