A Volkswagen é dona de quais marcas?
logo volkswagen sendo colocado em um veículo na linha de produção- marcas volkswagen

A Volkswagen é dona de quais marcas?

Grupo industrial alemão conta atualmente com 12 marcas de veículos. Algumas delas certamente você não sabia que estavam ligadas com a Volkswagen.

Texto: Evandro Enoshita

cta blog venda seu carro

Fotos: Divulgação

A Volkswagen surgiu em 1937, como uma fábrica bancada pelo governo alemão para produzir o Kdf-Wagen (modelo que mais tarde ficaria conhecido como Fusca). De uma empresa de uma marca só, a VW seria privatizada e passaria a ganhar a cara do atual Grupo Volkswagen só nos anos 1960, com a incorporação da Auto Union.

Atualmente composto por 12 marcas, o Grupo Volkswagen fechou 2020 como o segundo maior fabricante de automóveis do mundo, com um total de 9,3 milhões de veículos comercializados. Pouco abaixo dos 9,5 milhões de veículos da Toyota, atual líder mundial do setor.

marcas volkswagen

Embora no Brasil seja mais conhecido no mercado de carros de passeio pelas fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche e nos caminhões pela Scania e pela MAN, o Grupo Volkswagen é representado também por uma série de outras marcas, que produzem de modelos populares a superesportivos e até motos. Confira a seguir um pouco da história de cada um desses fabricantes que fazem parte da empresa alemã.

Audi

A Audi é a última das marcas restantes do grupo industrial Auto Union, que chegou a reunir quatro montadoras (Audi, DKW, Horch e Wanderer) e era identificado pelo icônico logo das quatro argolas entrelaçadas.

logo audi - marcas volkswagen

Abandonado após o fim da Segunda Guerra Mundial, o nome Audi só foi ressurgir em 1965. Foi quando a Volks adquiriu a Auto Union da Daimler-Benz e decidiu abandonar o uso da marca DKW e seus motores de dois tempos, marcando o início de uma nova era com o renascimento da Audi, que iria ficar responsável pelos modelos de luxo da VW.

Bentley

A tradicional marca britânica passou boa parte da sua história ligada à Rolls-Royce, produzindo versões de apelo mais esportivo dos luxuosos automóveis da conterrânea.

Bentley logo - marcas Volkswagen

Até então parte do mesmo grupo industrial, as empresas assumiram caminhos distintos desde 1998, com a Rolls-Royce indo para a BMW e a Bentley para o Grupo Volkswagen. Atualmente, a linha da Bentley é composta por quatro modelos: o SUV Bentayga, o cupê e o conversível Continental e o sedã Flying Spur.

Bugatti

Revivida em 1987 pelo empresário italiano Romano Artioli para produzir o supercarro EB110, a tradicional marca francesa de supercarros e parte do Grupo Volkswagen desde 1998.

Logo Bugatti - marcas volkswagen

Fiel a essa receita de produzir carros dos sonhos, a Bugatti atualmente produz o Chiron (um dos carros de produção mais velozes do mundo) e também o exclusivíssimo La Voiture Noire, um modelo único que é conhecido como o automóvel mais caro da história, tendo sido vendido por 11 milhões de euros (cerca de R$ 72 milhões).

Ducati

Conhecida no Brasil por modelos como a moto esportiva Panigale V4 S, de 217 cv, a italiana Ducati também é uma das marcas do grupo e mostra que não é só de carros e caminhões que vive o grupo.

logo ducati - marcas volkswagen

Fundada em 1926, a Ducati teve vários donos ao longo da sua história mas desde 2012 integra o Grupo Volkswagen, sendo administrada diretamente pela Audi.

Lamborghini

A Lamborghini é a mostra do que um cliente insatisfeito e com muito dinheiro (e conhecimento técnico) pode fazer. A marca italiana de carros esportivos foi fundada em 1963 pelo industrial Ferruccio Lamborghini, após uma discussão com Enzo Ferrari, criador da marca que leva o seu sobrenome.

Logo Lamborghini - marcas volkswagen

Responsável por esportivos icônicos como o Countach e o Diablo, a empresa permaneceu nas mãos da família do seu fundador até os anos 1970. Antes de chegar às mãos da Volkswagen, em 1998, passou pelas mãos da Chrysler e de um grupo de investidores da Malásia e Indonésia.

MAN

A MAN é uma empresa alemã cujas origens remontam a uma fundição de metais criada no século 18. Os primeiros caminhões da marca foram produzidos em 1915, numa joint venture com a companhia suíça Adolph Saurer AG.

logo MAN - marcas volkswagen

A MAN entrou para o Grupo Volkswagen em 2011 e no Brasil é responsável por comandar a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Porsche

Porsche e Volkswagen sempre tiveram uma ligação estreita. Projetista do Fusca, Ferdinand Porsche era pai de Ferry Porsche, que iria transformar a empresa de engenharia da família em uma fábrica de carros esportivos.

logo porsche - marcas volkswagen

Atualmente, a marca Porsche é parte do Grupo Volkswagen. Que por sua vez tem como um dos seus principais acionistas uma empresa controlada pela família Porsche.

Scania

A sueca Scania foi fundada como Scania-Vabis em 1911. Durante muitos anos, fez parte do mesmo grupo da Saab, que também chegou a fazer carros e hoje é conhecida como uma empresa de aviação e defesa, responsável por produtos como o novo caça Gripen da Força Aérea Brasileira.

logo scania - marcas volkswagen

A Scania veio para o Grupo Volkswagen em 2011, com a incorporação da MAN. Empresa que por sua vez havia adquirido o controle acionário da Scania em 2006.

Seat

A espanhola Seat (de Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo) foi fundada em 1950, inicialmente como uma fabricante estatal de automóveis. Os primeiros carros da empresa eram modelos feitos sob licença da italiana Fiat, que manteve uma participação societária na empresa até 1982.

logo seat - marcas volkswagen

A relação com a Volkswagen começou pouco depois do rompimento dos laços com a Fiat, mas só em 1986 é que o grupo alemão assumiu o controle total da Seat. Os carros da marca, que chegou a ser oferecida no Brasil nos anos 1990, são modelos de espírito e visual mais esportivos feitos sobre as plataformas da Volkswagen.

Skoda

A checa Skoda é uma das marcas de automóveis mais antigas do mundo, tendo sido fundada em 1895. Estatizada em 1948, após a chegada dos comunistas ao poder na então Tchecoslováquia (atual República Tcheca), a Skoda foi uma das primeiras grandes empresas privatizadas pelo país da Europa Central após a queda do comunismo, tendo sido incorporada pelo Grupo Volkswagen em 1990.

logp skoda - marcas volkswagen

Com uma linha que até o início dos anos 1990 era composta em grande parte de modelos compactos com motor e tração traseira, a Skoda acabou se transformando nos anos seguintes numa espécie de marca de baixo custo da Volkswagen, atualmente produzindo variações locais de modelos como o Up! (Skoda Citigo) e T-Cross (Skoda Kamiq).

Volkswagen

Primeira montadora do que viria a ser o Grupo Volkswagen, é até hoje a principal das 12 marcas do grupo industrial alemão.

No ano passado, só a Volkswagen comercializou 5,328 milhões dos 9,3 milhões de automóveis vendidos pelo grupo em todo o mundo.

Volkswagen Veículos Comerciais

Dentro da estrutura do Grupo Volkswagen, o braço de caminhões e veículos comerciais é visto atualmente como uma empresa separada.

Na Europa, é esse braço que comercializa modelos como a picape Amarok e os comerciais leves de carga e passageiros Transporter. No Brasil, a Volkswagen Caminhões e Veículos Comerciais vende chassi para ônibus e também caminhões, numa linha que vai do leve Delivery ao pesado Meteor.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

12 Comments

  1. José pinheiro

    O j5da jac Motors pertencem a vcs da vw?

  2. Claudio H Caldas

    A Cupra, fábrica de belíssimos carros catalães é da Volkswagen e vocês esqueceram

    1. Fernando Naccari

      Tem razão, faltou a espanhola Cupra, mas ela não foi incluída pois ainda é uma divisão da SEAT. A Cupra será individualizada e destinada a “esportivos elétricos” do grupo VW. Ela deve começar a ter estes modelos no final deste ano ou início do próximo.

  3. Vinicius Brito Lopes

    EM determinado período também comprou Boa parte da Suzuki (nao sei se ainda tem essa parte) e recentemente Boa parte da rimac (superesportivo eletrico)

  4. Geovan Sousa Bispo

    Ótimo está matéria

  5. Alberto

    O J5 não pertence ao Grupo VW. Tive o prazer de.
    trabalhar n3ssa empresa alemã.

  6. Cosme da Fe

    Ótimas informações.No entanto, gostaria de saber se à MAN,(motores marítimos) têm junto com a Scania;Participação com o grupo VW?

    1. Fernando Naccari

      Oi, Cosme. Tudo bem? A MAN hoje é responsável por comandar a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Essa á a parte dela no Grupo Volkswagen.

  7. Alfredo Aleixo

    Volkswagen ! você conhece, você confia.

  8. Elimario Aurelio da costa

    Eu sou apaixonado por carro sou lanterneiro e faço a restauração

  9. Dr Andrew Soares de Fernandes

    Novidade da notícia do Google, me mandou pra cá, curti muito cara boa matéria! Deveria ter mais dessas com facilidade como foi essa, normalmente não saio caçando matérias pra ler por aí… show de bola .

  10. Osvaldo Afonso

    Gostei da matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *